Alunos da EMEF Novo Irajá participam do Projeto Escola no Mangue 2014
Na tarde desta quinta-feira (2/10), alunos da EMEF Novo Irajá, em companhia de professores e equipe da Gerência de Educação Ambiental da prefeitura de Aracruz, estiveram no manguezal do porto de Caieiras, em Caieiras Velha, para participar do primeiro dia das atividades do Projeto Escola do Mangue 2014.
Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio ambiente (Semam) em parceria com a Fíbria e Carta Fabril, que visa desenvolver uma consciência ecológica e cidadã com alunos, transformando-os em multiplicadores, para que todos possam colaborar e repassar as informações a outros alunos, amigos, pais e população de modo geral.
De acordo com a Semam, a sustentabilidade ambiental desses ecossistemas está gravemente ameaçada devido aos impactos provocados pelo lançamento de esgoto e lixo nos rios, desmatamentos, pesca predatória, aterros e a introdução de espécies exóticas.
Em função dessa realidade tornou-se necessária atitudes que colaborem para impedir a degradação e poluição, cada vez mais constante nesse ecossistema. Desta forma, um dos meios para minimizar essas ações é a realização de programas de Educação Ambiental como o Escola no Mangue, o que permite o surgimento de uma harmonia entre as atividades humanas e o ambiente, por meio da conscientização.
Atividades
Os alunos participaram de várias atividades. Durante o tempo em que estiveram no manguezal eles puderam conhecer parte e funcionamento do ecossistema, sua a vegetação típica que conta com três tipos de mangues (plantas), como o mangue vermelho, branco e preto (siriúba ou siriba).
O cacique de Caieiras Velha, Manuel dos Santos, que também é catador profissional de caranguejo, instruiu as crianças quanto a cata do caranguejo-uçá, ele também falou sobre o período de defeso e andada.
Os períodos de defeso do caranguejo acontecem de outubro a dezembro, quando ocorre a troca de carapaça para o crescimento, e de janeiro a abril, quando ocorrem os períodos de reprodução.
Os alunos puderam ainda desfrutar de uma bela paisagem natural do Rio Piraquê-açu. Na ocasião eles participaram de um mutirão com objetivo de recolher os resíduos (lixo) que foram encontrados no manguezal.
Para finalizar, foi realizado um momento de descontração com um piquenique. Os alunos participantes foram presenteados com uma camisa e caneta. O No momento projeto priorizará as escolas do entorno do manguezal, no sentido de promover a sensibilização e conservação do mangue e sua biodiversidade, além do resgate sociocultural.
Ele envolverá alunos e professores de 5º e/ou 6º ano do Ensino Fundamental das seguintes escolas municipais: CMEB Esther Nascimento dos Santos; EMEF' s Novo Irajá; Caieiras Velha; Nova Santa Cruz; Santa Cruz e Coqueiral.
CLIQUE AQUI E CONFIRA AS IMAGENS
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: rfaria@aracruz.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos