Campanha Municipal de Enfrentamento do Trabalho Infantil em Aracruz na próxima terça-feira (30)
Com objetivo de proporcionar um momento de reflexão e conscientização da sociedade para a questão do trabalho infantil, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social promove na próxima terça-feira (30), de 13h às 17h, na praça São João Batista, a Campanha Municipal de Enfrentamento do Trabalho Infantil, dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
O evento contará com apresentações culturais, oficina com materiais recicláveis e exposição de trabalhos realizados pelas crianças e adolescentes do programa. O PETI atende a 120 crianças em situação de risco social e trabalho infantil nos cinco núcleos existentes no município (Guaraná, Vila do Riacho, Barra do Riacho, Santa Cruz e Sede).
Para a Coordenadora Municipal do PETI, Mayani Januário, a importância da campanha no município é fazer com que a sociedade aracruzense acabe com a omissão que existe em torno do assunto. “Não há denúncia porque não há entendimento que uma criança que vende picolé, por exemplo, está sendo submetida a um trabalho que não pode ser exercido por uma criança”, conclui Januário.
A violência social, institucional, doméstica e infra-familiar, em suas diversas formas, compõe dimensão cada vez mais ampliada no cotidiano da sociedade. Entre as múltiplas formas de violência, a praticada contra crianças e adolescente exige atenção prioritária do Estado, por inúmeros motivos, entre eles a condição peculiar de crescimento e desenvolvimento e vulnerabilidade das crianças e adolescentes. O trabalho infantil é uma violação de direitos que atinge crianças e adolescentes e dela decorrem também diversas outras conseqüências sociais, tais como evasão, fracasso escolar, acidente de trabalho, situação de risco social e pessoal.
DIA MUNDIAL DE ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL
O dia 12 de junho foi instituído desde 2002 como o dia mundial de enfrentamento ao trabalho infantil, à partir de uma iniciativa da OIT (Organização Internacional do Trabalho) em chamar a atenção de sociedades e governos à importância da implementação das Convenções nº 138, que estabelece idade mínima para admissão do emprego, e nº 182, que trata das piores formas de trabalho infantil.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Mayara Alvarenga - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / mayaraalvarenga@yahoo.com.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica