Escola Municipal desenvolve projeto de Educação Ambiental para alunos da Educação Infantil
O CMEI Balão Mágico está desenvolvendo o projeto “Preservar, entre nessa onda”, oportunizando às crianças terem contato direto com a biodiversidade da região, para despertar nelas a percepção da importância de preservar e conservar o meio ambiente. A culminância vai acontecer nesta quarta-feira (12/11), por volta das 18h30, na Oficina de Artes, em Coqueiral, e vai contar com a presença de pais, professores e autoridades ambientes.
A ideia do projeto nasceu durante o mês de março no I curso de Capacitação de Educadores das Escolas Municipais do Entorno das Unidades de conservação “APA Costa das Algas e RVS de Santa Cruz”, uma ação desenvolvida pelo instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBIO em parceria com o EJA – Estaleiro Jurong Aracruz.
De acordo com a Diretora Alessandra do Nascimento Gama, a escolha do projeto foi bastante apropriada, pois, com ele, pode-se explorar uma gama de informações da zona costeira. “Como estamos localizados dentro desta área de conservação isso nos dá subsídios para explorarmos a biodiversidade local por meio de experiências lúdicas e contextuais”, contou.
Alessandra acredita que conhecer a biodiversidade vai fortalecer significativamente nas crianças a construção de responsabilidades ambientais. O projeto vai também ampliar o universo delas, ensinando como vivem as diferentes espécies, suas características e necessidades, além dos cuidados necessários para a preservação ambiental.
“Queremos que as crianças compreendam o quanto as atitudes do homem influenciam na preservação ou destruição do meio ambiente”, finalizou.
Etapas do projeto
Cada professor organizará as etapas do projeto em sua turma de acordo com a realidade diagnosticada e relatada no Perfil da turma. A realização das atividades do projeto ocorrerá de forma lúdica e concreta, utilizando as diferentes linguagens para desenvolver o assunto, tendo como principais recursos para a construção das aprendizagens: pesquisas, investigação e associação às vivências das crianças.
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