Professores participam da segunda etapa do II Seminário Municipal PNAIC
Professores de pedagogos da rede municipal de ensino de Aracruz vão dar prosseguimento à segunda etapa do II Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no auditório da EMEF Placidino Passos, nesta quinta-feira (27/11). A primeira etapa do evento teve início em (07/11), e o objetivo dele é ampliar conhecimentos e promover a troca de experiências de alfabetização nas áreas de linguagem e matemática.
De acordo com a coordenadora municipal do PNAIC, Raldineia Marim Sarmengui, são esperados cerca de 150 profissionais, que vão participar de Oficinas de matemática nas áreas de geometria, problemas, números e operações, estatísticas e também jogos lúdicos. “A intenção é unir a teoria com o aprendizado prático e dessa forma melhor capacitar os participantes”, comentou.
Além das oficinas, haverá relatos de experiências dos professores alfabetizadores, com ênfase na didática em matemática e linguagem, partindo de livros de literatura. Segundo ela, a troca de conhecimentos e de relatos exitosos entre os docentes é fundamental no processo de disseminação de conhecimento.
“O seminário está contribuindo para a formação, aprofundamento continuado nas áreas de matemática e também para estimular a formação de alunos-escritores”, falou. Segundo Raudineia o PNAIC é essencial para incentivar a leitura e a troca de experiências em alunos e professores.
O primeiro dia do evento contou com a presença da subsecretária municipal de educação, Simone DeMarchi, da representante dos professores do PNAIC, Daniela Reis e do secretário municipal de comunicação, Carlos Conti. Neste ano, o tema do seminário é “Infância, Currículo e Alfabetização” e reuniu cerca de 250 profissionais na abertura.
Durante a abertura houve a apresentação do grupo de dança de estudantes e a palestra “Reflexão sobre a produção textual na infância”, ministrada pela doutora em Língua Portuguesa pela USP, professora Adriana Recla.
PNAIC
Garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os oito anos de idade, esse é o desafio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), compromisso formal assumidos pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais comprometem-se a alfabetizar todas as crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e em Matemática. O Ministério da Educação (MEC) dá continuidade às formações PNAIC. Este ano, o pacto enfatiza o ensino da matemática.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Serviços de limpeza continuam nos bairros de Aracruz dentro do cronograma
- Desenvolvimento Social publica a 36ª chamada do Edital nº 001/2023
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Arraiá do CAPS II celebra a vida, o cuidado e a inclusão com muita alegria e humanização
- Expo Aracruz: Chamamento Público para vagas remanescentes para comércio, produtos e serviços
- Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos
- Educação divulga a 12ª Chamada Emergencial Extraordinária do Edital nº 005/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 003/2024: Educação divulga a 7ª Chamada
- Festival de Vôlei vai movimentar a Praça da Paz com atletas de todas as idades neste sábado (19)
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resultado Final do Edital N.º 17/2025