Visita em Linhares, Vila Velha e Anchieta para conhecer sistema de videomonitoramento
Nos dias 02 e 03 de julho representantes de Aracruz visitaram os municípios de Linhares, Vila Velha e Anchieta para conhecer o processo de implantação do sistema de videomonitoramento e a criação da guarda civil municipal. O objetivo das visitas técnicas nesses municípios foi para que a comissão de videomonitoramento e guarda civil municipal nomeada pelo Prefeito de Aracruz tivesse o conhecimento teórico e prático nivelados. De acordo com o Presidente do Conselho Interativo de Segurança de Aracruz (CISA), Coronel Samuel Nascimento Barboza, as visitas técnicas são imprescindíveis neste momento inicial. “A realização dessas visitas são importantes, uma vez que temos a oportunidade de democratizar os conhecimentos teóricos e práticos, no que se refere à implantação do sistema de videomonitoramento e criação da guarda civil municipal a todos os componentes da comissão”.
Na visita técnica realizada no município de Linhares, em 02 de julho, os representantes de Aracruz foram recebidos pelo secretário de cidadania e segurança pública, Coronel Jones da Silva de Freitas Mattos, que explicou o projeto do sistema de videomonitoramento no município e que o mesmo fazia parte da administração anterior, mas que somente pôde ser posto em prática na atual administração. “O trâmite de todo o projeto foi feito na administração passada o que agilizou o seu processo de implantação. Dessa forma, optamos por um equipamento móvel (transmissão via rádio) e de maior durabilidade. Entretanto, para que pudéssemos ter uma imagem mais nítida optamos pela transmissão via fibra óptica até o receptor de imagens”.
Segundo, Freitas, as câmaras do sistema de vigilância só gravam na presença de movimentos e possuem um giro de 360º graus com alcance em torno de até 1Km em linha reta. “Desde a implantação do sistema há pouco mais de três meses houve uma diminuição considerada de delitos e crimes contra a vida, tais como tráfico de drogas e latrocínios. As câmaras estão instaladas em locais de maior fluxo de pessoas, bancos, comércio em geral e praças, evitando assim, crimes contra o patrimônio público e contra a vida”.
No dia 03 de julho, os representantes de Aracruz estiveram no município de Vila Velha onde puderam conhecer a experiência de sucesso do Olho Digital, que realiza o videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade. A equipe ouviu atentamente as informações transmitidas pelo secretário de defesa social e coordenador do Projeto “Olho Digital”, Ledir Porto, que destacou a importância da visão da atual administração e da parceria estabelecida com os governos federal e estadual para o sucesso do projeto em Vila Velha. “As câmaras têm contribuído para o ordenamento da cidade, tanto na preservação do crime quanto na educação da população, como por exemplo, ao atravessar somente na faixa de pedestres e estacionar o veículo em local permitido. Isso se reflete na qualidade de vida, e a sociedade reconhece a segurança proporcionada pelo sistema de videomonitoramento”, disse.
Para Porto, segurança pública é responsabilidade de todos: família, comunidade, sociedade civil organizada, polícia militar e civil. “A defesa social busca a proximidade de forma transversal com todos os setores da sociedade civil organizada. Por isso, os nossos operadores são 50% policiais da reserva e 50% de jovens que estão fazendo curso superior e que tenham interesse na área pública. As câmaras inibem em aproximadamente 90% a incidência de criminalidade”. Em visita a cidade de Anchieta a equipe pôde conhecer o funcionamento do atendimento da guarda civil municipal. A guarda atende a área urbana do município priorizando o patrulhamento, na área da sede e nos bairros de Iriri, Castelhanos, Parati, Ubu e Mãe-bá, numa carga horária de 40 horas semanais, em escalas diárias de oito horas ou seis horas e quarenta minutos, por meio de policiamento a pé, de 8h às 16h e das 16h às 00h; policiamento escolar atendendo a área urbana e rural do município, priorizando a rede municipal de ensino e também as comunidades do interior onde são visitados os Programas Saúde da Família (PSF) e as lideranças comunitárias, das 7h às 15h e das 15h às 23h.
Segundo o comandante da guarda civil municipal de Anchieta, Coronel PM RR Júlio César Lugatto, a constituição de uma guarda municipal reflete diretamente nas ações preventivas transformando os nossos indicadores de violência e criminalidade, fundamentada nos princípios dos Direitos Humanos e no Estado Democrático de Direito. “A guarda municipal já realizou prisões em fragrante após o cometimento de furtos ou roubos; atuou em locais de acidentes com sinalização e socorro dos feridos; apoiou as ações de fiscalização municipal, das secretarias de meio ambiente, ação social, saúde, educação; socorreu enfermos conduzindo-os ao serviço médico municipal; apoiou ações realizadas pelas polícias militar e civil no município. Além de realizar diversas palestras na rede municipal de ensino a respeito da violência e uso de drogas”, finalizou.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica