Orla de Aracruz recebe o “Programa de Praia 2015”
Nos dias 11, 17, 18, 24 e 25/1, a orla de Aracruz irá receber o Programa de Praia 2015, uma ação que está inserida dentro do Programa de Educação Ambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) e do RVS de Santa Cruz/ICMBio.
A ação acontece das 8h às 15h, respectivamente nas praias Formosa, Santa Cruz, Coqueiral, Mar Azul e Barra do Sahy. Trata-se de uma campanha de educação ambiental para conscientizar os usuários e visitantes quanto ao estado de conservação do ambiente costeiro marinho das praias da região.
O Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Santa Cruz e a Costa das Algas, são unidades de conservação (UCs) administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Ministério do Meio Ambiente – nos municípios litorâneos de Aracruz, Fundão e Serra.
A APA Costa das Algas se estende de Costa Bela, Jacaraípe, Serra, até Praia dos Quinze, Barra do Sahy, Aracruz, e o RVS Santa Cruz vai de Rio Preto, Praia Grande, Fundão, até Foz do Rio Piraquê-Açu, Santa Cruz, Aracruz. Ambas unidades abrigam ambientes costeiros e marinhos de relevante interesse econômico e ecológico.
O objetivo principal da criação dessas áreas protegidas é conservar a diversidade biológica e os ambientes naturais, principalmente os fundos colonizados por algas e outras comunidades bentônicas, bem como a fauna associada, espécies residentes e migratórias que utilizam a área para alimentação, reprodução e abrigo, manguezais e vegetação costeira e formações sedimentares bioclásticas e litoclásticas, importantes para a estabilidade da orla marítima.
As duas unidades possuem características naturais importantes e singulares e foram criadas para garantir a conservação da biodiversidade (algas, peixes e mangues) e dos recursos naturais dos ambientes marinhos e terrestres, permitindo o uso sustentável pelas comunidades tradicionais.
Novidades
Esta campanha na verdade vem sendo realizada desde 2013, porém, neste ano de 2015 uma novidade irá incentivar a participação de todos. Será feita uma intervenção lúdica direcionada às crianças, adolescentes e familiares.
As atividades lúdicas serão realizadas por dois profissionais contadores de história que irão usar músicas, brincadeiras e contação de história para interagir com os visitantes. Na ocasião será montada duas tendas (3m x 3m) e uma caixa de som.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 27ª ExpoAracruz: Orientações - Documentos
- 27ª ExpoAracruz: Lista de Inscritos no Edital n.º 005/2026
- Defesa Civil de Aracruz reforça monitoramento e prevenção durante o El Niño
- Semds divulga resultado da Chamada Pública Nº 001/2026 do Programa Compra Direta de Alimentos – CDA
- Nova sede da Emef Bárula Neves dos Santos vai ampliar oferta de vagas com investimento de R$ 15 milhões
- Cassiane sobe ao palco para celebrar o Dia do Evangélico Aracruzense no sábado (18)
- Orçamento Cidadão: prefeitura assina Ordem de Serviço para construção da Praça de Itaparica
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a abril
- 27ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002/2025
- 4ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002/2026