Prefeitura promove curso de Doma Racional de equinos e muares

Trabalhadores rurais do Distrito de Santa Cruz participam durante essa semana de um curso sobre doma racional de equinos e muares. O evento é organizado pela Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Aracruz e pelo Sindicato dos Agricultores de Aracruz, em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O treinamento de 40 h, que acontece no Parque de Exposições de Santa Rosa, teve início na última segunda-feira (26/01) e vai até a próxima sexta-feira (30/01), conta com 18 participantes e tem por objetivo capacitar os trabalhadores do campo em relação a uma nova maneira de lidar com os animais, como cavalos, burros e mulas, de forma não agressiva. A doma convencional utiliza a força e a violência, já a doma racional trabalha o respeito, a paciência e aproximação gradual, para que haja uma relação de confiança entre o homem e o animal.
O curso é ministrado pelo veterinário do Senar, Claudio Passamani, com vasta experiência neste tipo de doma, com diversos cursos no Brasil e exterior. Ele explica que, ao contrário do que muitos pensam, a Doma Racional é uma técnica muito simples, porém de grande importância para o homem e principalmente para os animais que recebem um tratamento adequado e respeitoso, respondendo de forma extraordinária no rendimento e na qualidade de vida e no conforto animal.
O proprietário rural, Carlos Vinicius Loureiro, tem aprovado as técnicas do curso e já está mudando o modo de tratamento dos animais em sua fazenda. “Aprendi que não é necessário usar de violência para que o animal desempenhe as suas atividades”, falou. Ele comentou também que o curso vai ser importante para diminuir os custos, pois a partir de agora, ele mesmo vai domar os animais do local.
De acordo com o secretário de Agricultura, Almir Viana, espera-se com o curso suprir uma grande demanda por profissionais que já atuam na doma de equinos no município, porém de forma tradicional, sem nenhum conhecimento das técnicas de Doma Racional. Ele ressalta que todo pecuarista, seja de leite ou de corte, tem a necessidade diária de manejo do rebanho e para isso, necessita a utilização de equinos para executar esta tarefa, sem falar nos criadores de equinos e muares que desenvolvem esta atividade no município e região.
“Não tenho dúvida que estes curso vai trazer muitos resultados positivos para o município no presente e no futuro considerando os profissionais que a partir de agora estarão habilitados de forma racional a preparar estes animais para as atividades do nosso cotidiano nas fazendas”, explicou Almir.
A região de Santa Rosa, onde está sendo realizado o curso, é uma localidade tradicional na produção leiteira, onde os produtores utilizam os equinos em todo manejo do rebanho. A intenção é que os 18 novos profissionais possam promover a a disseminação desta técnica para toda comunidade, contribuindo assim para um desenvolvimento sustentável da atividade, considerando a Doma Racional como um importante aliado do homem na busca do equilíbrio do meio onde vive.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil
- ARSP oficializa reajuste tarifário do Saae Aracruz em nova resolução
- Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca vai a Anchieta para visita técnica de piscicultura
- Nova linha de transporte público beneficia moradores de Cachoeirinha do Riacho
- Chamamento Público: Secretaria de Desenvolvimento Social torna público o edital do Programa Compra Direta de Alimentos
- Programa Destino Futuro: startups e empresas inovadoras podem se inscrever até o dia 19 de maio
- Prefeitura realiza ações de conscientização Maio Amarelo