Prefeitura de Aracruz e SAAE se mobilizam para conter efeitos da enchente de lama de Minas Gerais

Na última semana o estado de Minas Gerais passou por momentos difíceis após o rompimento de duas barragens da empresa Samarco, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, . A avalanche de lama destruiu o distrito e tem avançado até o estado do Espírito Santo. Para que os danos sejam minimizados, a Prefeitura de Aracruz, por meio do SAAE, solicitou autorização para o fechamento pleno da barragem móvel, localizada nas proximidades de Vila do Riacho, operada pela empresa Fibria.
A solicitação foi enviada à Agência Nacional de Águas (ANA) e à Fibria. Considerando que há o risco da lama chegar próximo a região de Linhares ainda essa semana, o fechamento das comportas do canal Caboclo Bernardo, que alimenta o Rio Riacho, seria uma solução imediata para não haver transtornos maiores para a população da Vila do Riacho.
A diretoria do SAAE explica que possíveis impactos dessa ação poderão acontecer na comunidade de Vila do Riacho. Danos ao meio ambiente no entorno da barragem podem ser químicos e de ordem física. O objetivo de fechar a barragem móvel é manter o nível do Rio Riacho em condições de tratamento para abastecimento humano, retardar o avanço da cunha salina, podendo se estender pelo período em que durar os efeitos da pluma sobre o Rio Doce.
A Defesa Civil Municipal já está em alerta para possíveis eventualidades, assim como equipes da Prefeitura e SAAE. Todos estão trabalhando para minimizar os efeitos e cuidar para que a população de Aracruz seja atendida quanto ao abastecimento de água.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)
- Aldeia Córrego do Ouro sedia 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários
- Curso de Turismo de Base Comunitária fortalece identidade cultural dos povos originários