Mais de 140 animais são avaliados na X Exposição Internacional de Nelore
Aracruz ficou reconhecida como a “Capital do Nelore”. Esta é a sétima vez consecutiva que o município sedia a Exposição Internacional de Nelore, a Expoinel. Segundo a organizadora do evento, a Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), o município, além de possuir uma localização estratégica no mapa do estado, próximos às cidades de Linhares, Colatina e da capital Vitória, também conta com a grande infraestrutura do Centro de Eventos Rubens Pimentel, o popular Parque de Exposição, além do apoio da prefeitura, parceira e incentivadora da Expoinel.
Nesta sexta-feira (13/3), das 8h às 18h, e neste sábado, das 8h às 12h, acontece o julgamento dos 141 animais que estão sendo expostos, sendo 82 fêmeas e 59 machos. Ao todo, esses animais serão avaliados em 17 categorias, entre elas novilha menor, novilha maior, fêmea jovem e adulto, touro jovem, touro sênior, dentre outras.
Esse belos animais, que chegam a pesar mais de meia tonelada, têm toda sua parte morfológica comparada pelo jurado, que observa também detalhes como a atenção que uma mãe dá ao seu bezerro. Ao final, o expositor campeão, é premiado com troféu e seu animal é pontuado a nível estadual, nacional e valorizado, tendo por exemplo, maior visibilidade e maior valor econômico em leilões.
Para o secretário de agricultura, Almir Viana, a Expoinel, que oferece ainda várias palestras e inovações técnicas, contribui e muito com o conhecimento e a informação que chega ao município. “Temos aqui no nosso Parque de Exposição, a presença de vários produtores, criadores, estudantes das ciências agrárias, professores e técnicos tanto do setor governamental quanto do setor privado, o que significa oportunizar a troca de experiência e conhecimento”, comenta.
A X Expoinel é considerada o maior evento da pecuária no estado. Ela conta com a participação de expositores de vários estados do Brasil e tem grande importância em função da criação de gado de corte, espécie que apresenta grande rusticidade e excelente conversão alimentar.
Sua realização para a cidade de Aracruz é de grande valia pois possibilita o melhoramento genético do rebanho e dá oportunidade aos agricultores de conhecer de perto esses animais com excelência genética, além de permitir que a população também veja os animais com julgamento ranqueado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil