Programa de Aquisição de Alimentos beneficia agricultores e entidades em Aracruz
A prefeitura de Aracruz desenvolve, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que adquire alimentos produzidos pela agricultura familiar e distribui para escolas e entidades sociais da cidade. Cerca de 30 produtores rurais participam da iniciativa, que prevê a entrega de 71 toneladas de alimentos em 2015.
Segundo o secretário de Agricultura, Almir Viana, a prefeitura oferece uma série de incentivos ao produtor rural por meio da distribuição de calcário, fornecimento de máquinas para o plantio, transporte de produtos, além de disponibilizar área da secretaria para pesagem, embalagem e distribuição dos produtos.
Viana diz que a Secretaria recebe, aproximadamente, 3 toneladas de alimentos por semana, entre couve, laranja, limão, aipim e manga. “Nossa meta é aumentar o número de cadastrados e o quantitativo de bens adquiridos”, informou.
O secretário afirma que o programa beneficia tanto o produtor, que fica livre dos atravessadores e tem a garantia da comercialização dos produtos, quanto as entidades sociais, que podem contar com alimentos de qualidade direto do produtor. “O projeto é muito importante para fixar o homem no campo, aumentar a produção e a renda do município”, comentou Viana.
Taciana Sperandio Barone é produtora rural e participa do programa. Ela afirma conseguir vender seus produtos por um preço melhor, além de ter mercado certo. “Conseguimos aumentar a nossa renda e tenho planos de expandir a produção por conta das garantias dadas pela PAA”, finalizou.
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) O Programa foi criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.
Para o alcance desses dois objetivos, o Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.
O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o Programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento