Diretores da rede municipal de ensino participam de palestra sobre Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)
Diretores da rede municipal de ensino de Aracruz, educação infantil e fundamental, participaram na tarde desta terça-feira (30/3), no auditório da escola Placidino Passos, de uma palestra voltada para a Saúde e Prevenção das Escolas (SPE). Trata-se de um trabalho articulado da prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, que visa ampliar as ações específicas de saúde aos alunos da rede pública de ensino.
O SPE é um dos componentes do Programa Saúde na Escola (PSE), que foi instituído pelo Governo Federal (Ministério da Saúde e Ministério da Educação) em 2007. Ele busca a conscientização sobre a importância da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens em combate à transmissão do vírus HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis.
O prefeito Marcelo Coelho já havia instituído em 2014, o Grupo Gestor Intermunicipal (GTI-M), que é responsável por implementar, gerenciar, monitorar e avaliar as ações do PSE no município de Aracruz.
De acordo com a dentista da Secretaria de Saúde, Sônia Mariza S. Costa, que iniciou a palestra, a escola é um espaço muito importante para se trabalhar a saúde, dando uma grande oportunidade para que as crianças e adolescentes venham a ter uma saúde diferenciada.
Por meio de um telão, ela mostrou aos diretores alguns dos principais relatórios e resultados obtidos nos anos anteriores quanto ações desenvolvidas juntos aos alunos, como acuidade visual e saúde bucal, ou seja, quantitativo de alunos com alguma deficiência na visão ou com cáries, por exemplo.
Também foram mostradas imagens dessas ações, das caminhadas dos alunos, e as principais perguntas que os educadores devem fazer nas salas de aula. “O PSE não é baseado em palestras, e sim em um trabalho de conversação em roda, o que favorece a elaboração de traços estratégicos”, explica.
Foram distribuídos junto aos diretores o programa de saúde para o ano de 2015, o termo de adesão e um calendário com as principais ações que envolvem a saúde. Os educadores também puderam acompanhar na palestra as ações do Centro de referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que é uma unidade responsável pela articulação da rede socioambiental da proteção social especial de média complexidade, e consequentemente todos seus serviços oferecidos.
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes
No próximo dia 18 de maio, data em que é lembrado como o “Dia nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes”, o CREAS de Aracruz está convidando toda a população aracruzense para participar desta luta, além de esclarecer o que todos precisam saber para prevenir a violência sexual.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento