Prefeitura promove palestra sobre os cuidados com a voz
Para alertar aos servidores da prefeitura sobre a importância dos cuidados com a voz, a Secretaria de Saúde promove nesta segunda-feira (27/04), uma palestra em alusão ao Dia Nacional da Voz, a partir das 16h, no auditório do Cisa. A exposição será feita por um fonoaudiólogo do Creara e serão dadas dicas importantes para se prevenir doenças que possam afetar a voz.
O Dia da Voz é comemorado em todo o mundo no dia 16 de abril. A data é celebrada desde 2003 e foi criada para conscientizar a população sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para preservá-la.
Atualmente, cerca de 80% da população economicamente ativa utiliza a voz como instrumento de trabalho. No entanto, as pessoas só dão atenção à voz quando a perdem, em razão de uma rouquidão (provocada por uma gripe ou inflamação na garganta) ou mesmo de uma doença mais grave.
Cuidar da saúde vocal é imprescindível para manter uma boa qualidade na comunicação oral. De acordo com especialistas da área, muitos dos problemas ou doenças associados à voz têm origem no mau uso vocal, que causam nódulos nas cordas vocais, e consequentemente alteram voz.
Alguns hábitos saudáveis, como não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, não ingerir alimentos gelados, não realizar abusos vocais, ingerir de 2 a 3 litros de água por dia, por exemplo, ajudam a manter a voz sem alterações.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Dia do Evangélico Aracruzense: Cantora Cassiane se apresenta nesta sábado (18)
- Prefeitura e Caixa alinham ações para fortalecer o Trabalho Social no Residencial Barra do Riacho
- 27ª ExpoAracruz: Resultado - Camarote do Show
- 27ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002/2025
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 003/2026
- 27ª ExpoAracruz: Alteração do Cronograma
- 27ª ExpoAracruz: Orientações - Documentos
- 27ª ExpoAracruz: Lista de Inscritos no Edital n.º 005/2026
- Defesa Civil de Aracruz reforça monitoramento e prevenção durante o El Niño
- Semds divulga resultado da Chamada Pública Nº 001/2026 do Programa Compra Direta de Alimentos – CDA