Prefeitura de Aracruz lança campanha pelo “Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”

Nesta próxima segunda-feira (18/5), dia em que é lembrado como o “Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho da prefeitura de Aracruz, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), irá promover o lançamento da campanha de combate convidando toda a população aracruzense a participar desta luta.
A ação acontece na Praça São João Batista (Praça da Matriz) das 9 às 16h e continua na terça (19/05) e quarta (20/5), com uma caminhada das 10h às 12h, em Barra do Riacho e Vila do Riacho, respectivamente. A população receberá orientações de como prevenir o abuso e a exploração de menores, assim como o cuidado e a atenção que os pais devem ter com os filhos, como por exemplo: saber sempre onde eles estão e com quem estão; conversar; conhecer seus amigos; supervisionar o que fazem na internet; orientá-los; dentre outros.
O Dia Nacional de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil.
O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia.
O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil..
Seu slogan “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescente” tem o intuito de chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes em todo o Brasil.
Símbolo
A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.
Esse símbolo surge durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.
Para alcançar esse objetivo, é necessário que a sociedade em geral “Faça Bonito” na proteção de nossas crianças e adolescentes.
Lançamento da Campanha
Dia: 18/05
Horário: 9h às 16h
Local: Praça São João Batista
Dia: 19/05
Caminhada da Campanha na Barra do Riacho
Horário: 10h às 12h
Dia: 20/05
Caminhada da Campanha na Vila do Riacho
Horário: 10h às 12h
Mais informações:
CREAS - Cristina: 3296-3241
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos