Aracruz promove a sua 4ª Conferência do Idoso
O prefeito Marcelo Coelho ressaltou a importância da promoção de políticas públicas que garantam direitos para os idosos, durante a solenidade de abertura da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, ocorrida na última terça-feira (19/05), no auditório da EMEF Placidino Passos. Cerca de 170 idosos representantes da sociedade civil e do setor público participaram do evento, cujo tema foi o “Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa por um Brasil de todas as idades”.
A Conferência teve o objetivo de propiciar um momento para os idosos discutirem as políticas públicas e propor novas ações para fortalecer a rede de proteção, além de conferir e avaliar o que está sendo realizado em prol da categoria no âmbito municipal. Além dos debates, foram eleitos sete delegados que vão representar o município na Conferência Estadual em agosto.
A secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Naciene Modenesi Vicente, disse que as políticas públicas são ferramentas fundamentais para dar condições às pessoas envelhecerem com qualidade. “É necessário sobretudo fiscalizar que tais políticas sejam realmente aplicadas em prol da categoria”, falou.
Durante o evento, houve a apresentação do grupo de teatro Troate, formado inteiramente por integrantes do Centro de Convivência dos Idosos de Aracruz. As discussões foram feitas por meio de quatro grupos de trabalho que debateram temas como financiamento, gestão, participação e direitos humanos.
A Secretária Executiva do Conselho do Idoso, Márcia Figueiredo, contou que a Conferência acontece de dois em dois anos e trata-se de um espaço importante e decisivo para avaliar as políticas públicas voltadas para os idosos. “Os temas aqui debatidos podem no futuro criar direitos fundamentais para a categoria”, comentou.
O aposentado Alcebíades Santana, participante ativo do Centro de Convivência dos Idosos, disse que sempre participa das Conferências, pois acha importante discutir os problemas que afligem a categoria. “É necessário nos unirmos para garantir os nossos direitos”, finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento