Aracruz promove a sua 4ª Conferência do Idoso

O prefeito Marcelo Coelho ressaltou a importância da promoção de políticas públicas que garantam direitos para os idosos, durante a solenidade de abertura da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, ocorrida na última terça-feira (19/05), no auditório da EMEF Placidino Passos. Cerca de 170 idosos representantes da sociedade civil e do setor público participaram do evento, cujo tema foi o “Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa por um Brasil de todas as idades”.
A Conferência teve o objetivo de propiciar um momento para os idosos discutirem as políticas públicas e propor novas ações para fortalecer a rede de proteção, além de conferir e avaliar o que está sendo realizado em prol da categoria no âmbito municipal. Além dos debates, foram eleitos sete delegados que vão representar o município na Conferência Estadual em agosto.
A secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Naciene Modenesi Vicente, disse que as políticas públicas são ferramentas fundamentais para dar condições às pessoas envelhecerem com qualidade. “É necessário sobretudo fiscalizar que tais políticas sejam realmente aplicadas em prol da categoria”, falou.
Durante o evento, houve a apresentação do grupo de teatro Troate, formado inteiramente por integrantes do Centro de Convivência dos Idosos de Aracruz. As discussões foram feitas por meio de quatro grupos de trabalho que debateram temas como financiamento, gestão, participação e direitos humanos.
A Secretária Executiva do Conselho do Idoso, Márcia Figueiredo, contou que a Conferência acontece de dois em dois anos e trata-se de um espaço importante e decisivo para avaliar as políticas públicas voltadas para os idosos. “Os temas aqui debatidos podem no futuro criar direitos fundamentais para a categoria”, comentou.
O aposentado Alcebíades Santana, participante ativo do Centro de Convivência dos Idosos, disse que sempre participa das Conferências, pois acha importante discutir os problemas que afligem a categoria. “É necessário nos unirmos para garantir os nossos direitos”, finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz abre cadastro para o 2º ciclo do Programa de Castração de Cães e Gatos
- Compromisso com a Alfabetização: Técnicos Pedagógicos participam de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Saúde publica 6ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Serviços Urbanos intensifica limpeza e melhora qualidade de vida dos aracruzenses
- Setembro Verde: Emef Placidino Passos promove um emocionante momento reflexivo à inclusão social
- Aracruz promove palestra sobre morte encefálica e doação de órgãos
- Processo Seletivo 005/2023: Semed divulga 14ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Prefeitura convida para reunião da Proposta de Intervenção da Orla Marítima, na Praia dos Padres
- Aracruz dá mais um passo na defesa das mulheres com a entrega do Kit Mulher Viva+
- Prefeitura reforça importância do descarte de materiais nos ecopontos