Prefeitura promove campanha de combate à hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar uma ação cujo objetivo será a mobilização, sensibilização e detecção de casos novos de hanseníase no município durante esse mês. A finalidade da campanha “Semana da Pele” Além de identificar possíveis casos da doença, assim como orientar os pacientes sobre as formas de prevenção, também tem como meta, avaliar e tratar outras doenças de pele que acometem a população. O trabalho acontece a partir desta segunda-feira (15/06) e vai até o dia (30/06) nas Unidades de Saúde.
Durante o período qualquer pessoa que apresentar alguma mancha, lesão ou alteração na pele, será atendida pela equipe de Estratégia de Saúde da Família, com apoio do Programa Municipal de Hanseníase.
Atualmente Aracruz possui áreas endêmicas em Jacupemba, Santa Cruz, Jequitibá e Guaxindiba e por isso precisa de uma atenção maior em relação a doença. Esse ano foram detectados dois casos, sendo que em 2014, houve ao todo 16 detecções. Apesar dos avanços o Espírito Santo e o Brasil ainda contam com um número significativo de doentes, estando o país ocupando o 2º lugar no ranking mundial.
A enfermeira e Referência Técnica, Juliana Soneghet Baioco Louzada, espera que com a intensificação desse trabalho possa haver um maior número de detecções. Segundo ela é uma doença negligenciada tanta pela população como pelos profissionais de saúde por confundi-la com micoses por exemplo. “Há ainda a questão do estigma, pois ninguém quer descobrir que é portador da doença”, explicou.
Datas da Campanha nas Unidades de Saúde
19/06: Barra do Riacho
20/06: Caic
22/06: Santa Cruz
26/06: Jequitibá
30/06: Jacupemba e Mambrine
Hanseníase
A hanseníase é doença infectocontagiosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae. Apresenta múltiplas formas, as quais manifestam-se por diferentes tipos de lesões na pele. A característica mais importante dessas lesões é a diminuição da sensibilidade nas mesmas. É fundamental que a doença seja diagnosticada precocemente e que se institua o tratamento adequado que pode ter duração de 6 meses ou 12 meses, que leva à cura da doença. Caso o tratamento seja tardio, podem ocorrer sequelas e incapacidades físicas. Os medicamentos e a assistência médica são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos