Grupos culturais de Aracruz são beneficiados com recursos do Fundo Estadual de Cultura

Publicado em: 24 de julho de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Grupos culturais de Aracruz são beneficiados com recursos do Fundo Estadual de Cultura

O município de Aracruz foi beneficiado com recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) da Secretaria de Estado da Cultura. O anúncio dos recursos foi feito por meio da publicação no Diário Oficial na última terça-feira (21) através de dois Editais de Incentivo à Cultura. O edital 12 concede aos grupos folclóricos o “Prêmio Renato Pacheco”, para aquisição de indumentárias, adereços e instrumentos musicais. O edital 13 contempla com o prêmio “Mestre Armojo do Folclore Capixaba” os mestres das manifestações do folclore do Espírito Santo.

O Funcultura foi lançado no ano passado e contou com a participação da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer da Prefeitura de Aracruz que buscou todas as informações e repassou aos grupos da cidade para que fosse realizada a adesão. A Semuc também orientou no preenchimento dos formulários para captação destes recursos. O Fundo Estadual de Cultura tem como objetivo gerar recursos criar, produzir e ajudar na distribuição de produtos e serviços que usam conhecimento, criatividade e capital intelectual como principais recursos produtivos, além de tornar a atividade cultural uma importante estratégia nos programas de desenvolvimento capixabas.

Em Aracruz recebem o recurso de R$ 10 mil, Escolástica de Marchi dos Santos com aquisição de Indumentárias, Adereços e Instrumentos Musicais para apresentações do Grupo Di Ballo Nova Trento e Pedro Paulo Borges com aquisição de Indumentárias e Instrumentos para Banda de Congo São Sebastião de Santa Rosa. Também recebem o recurso do Prêmio “Mestre Armojo do Folclore Capixaba”, Alexandre Sezenando e Astrogilda Ribeiro dos Santos. Segundo o secretário da Semuc, Professor José Maria Coutinho, o Funcultura é uma forma de estimular e incentivar a atividade cultural no Estado. “Esta forma como o fundo é operado através de editais democratiza o acesso aos recursos públicos e cria transparência no processo”. Cabral destacou ainda que Aracruz foi o município do norte do Estado mais contemplado com estes recursos.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita Giacomin - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: