Seminário de abertura do PNAIC vai acontecer neste sábado (08/08)

Publicado em: 05 de agosto de 2015
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Seminário de abertura do PNAIC vai acontecer neste sábado (08/08)

A Secretaria Municipal de Educação realizará o Seminário de abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com o tema “Currículo na perspectiva da Inclusão e da Diversidade”. O evento será realizado no auditório da EMEF Placidino Passos, neste sábado (08/08), à partir das 07h30, com a participação de professores alfabetizadores, pedagogos e diretores da rede municipal de ensino de Aracruz.

No Seminário teremos a apresentação de uma peça teatral e a palestra “Alfabetização , Linguagem e os Direitos de Aprendizagem no Ciclo da Infância”, ministrada pela professora doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), a professora Adriana Recla.

Raldineia explica que a formação do PNAIC este ano será ampliada para as demais áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar, no Ciclo de Alfabetização, com uma carga horária de 80 horas e certificação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Ressaltamos que os encontros de formação serão realizados pelos Orientadores de Estudo: Karina Faustini Campana, Eliana Bianchi L. Gomes, Danielle Fagundes F. Cuzzuol, Marineusa Soares P. Ribeiro, Viviane de Souza Reis e Roseli Pianca, selecionados pelo município, por critérios estabelecidos pelo MEC, e que participarão de formação específica com a Universidade Federal do Espírito Santo.

O município de Aracruz aderiu as ações do Pacto desde 2012, junto ao MEC, visando assegurar a alfabetização de todas as crianças com até oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

 

PNAIC

Garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os oito anos de idade, esse é o desafio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), compromisso formal assumidos pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais comprometem-se a alfabetizar todas as crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental.

Compartilhe essa notícia: