Projeto Escola no Mangue é realizado em Aracruz

Na tarde desta quinta-feira, 20 de agosto, alunos da EMEF Zilca Nunes Bermudes, em companhia dos professores, Instituto Peroá e a equipe da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracruz, estiveram no manguezal de Santa Cruz para participar do primeiro dia das atividades do Projeto Escola no Mangue 2015.
Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio ambiente (Semam) em parceria com Instituto Peroá e apoio do Corpo de Bombeiros. O Projeto visa desenvolver uma consciência ecológica e cidadã com alunos, transformando-os em multiplicadores, em prol da proteção do manguezal.
De acordo com a Semam, a sustentabilidade ambiental desses ecossistemas está gravemente ameaçada devido aos impactos provocados pelo lançamento de esgoto e lixo nos rios, desmatamentos, pesca predatória, aterros e a introdução de espécies exóticas.
Em função dessa realidade tornaram-se necessárias atitudes que colaborem para impedir a degradação e poluição, cada vez mais constante nesse ecossistema. Desta forma, um dos meios para minimizar essas ações é a realização de programas de Educação Ambiental como o Escola no Mangue, o que permite o surgimento de uma harmonia entre as atividades humanas e o ambiente.
Atividades
O projeto envolverá alunos e professores de 6º ano do Ensino Fundamental das seguintes escolas municipais: CMEB Paulo Freire; EMEF Zilca Nunes Bermudes e EMEF Professora Maria Inês Della Valentina, sendo duas escolas da sede e uma de Jacupemba. O objetivo é apresentar o ecossistema a muitos alunos, que nunca tiveram a oportunidade de conhecer um manguezal, promovendo assim a sensibilização e conservação do mangue e toda sua biodiversidade.
Durante a visita técnica os alunos irão participar de várias atividades enquanto estiverem no manguezal e poderão conhecer parte e funcionamento desse ecossistema: a fauna e a flora, como a vegetação típica que conta com três tipos: o mangue vermelho, branco e preto (siriúba ou siriba).
Contará com a participação do cacique de Caieiras Velha, Manuel dos Santos, que também é catador tradicional de caranguejo, o qual realizará a demonstração da cata do caranguejo-uçá. Em seguida os alunos farão uma visita técnica de escuna, onde além de receber mais informações sobre o rio, poderão desfrutar de uma bela paisagem natural do Rio Piraquê-Mirim.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Serviços Urbanos mantém ações intensificadas de limpeza urbana em Aracruz
- Processo Seletivo Simplificado Semed .nº 004/2023: Educação divulga a 78ª Chamada
- Julho Amarelo: Semsa alerta para conscientização sobre hepatites virais
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 25ª Chamada
- Prefeitura garante mais segurança para o futuro dos servidores com implantação da Previdência Complementar
- Festa da Família no Cmei Cinderela destaca a ‘Natureza no Brincar’ e valoriza a cultura dos Povos Indígenas
- Enduro: campeonato termina com piloto aracruzense em 2º lugar
- Delegação infantil de Aracruz embarca rumo às finais estaduais dos Jogos Escolares
- Turismo e Cultura: Aracruz é campeã no atendimento e cenografia na Feira dos Municípios
- Aracruz se destaca nos jogos escolares com medalhas no vôlei e no handebol