Secretaria de Saúde esclarece falta de medicamento do Programa de Combate ao Tabagismo
.jpg)
De acordo com a Coordenação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, o medicamento goma de mascar (2mg), que é disponibilizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) / Ministério da Saúde, está chegando às cidades brasileiras em quantidades muito reduzidas. Ele é usado tanto para o alívio do desejo matinal, quanto para coibir o mau humor e a ansiedade, sintomas da abstenção.
O Programa Nacional de Controle do Tabaco (PNCT) é destinado aos servidores e munícipes que desejam realizar o tratamento. Ele conta com sessões de Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT) e fornecimento de medicação. Atualmente os medicamentos considerados de 1ª linha no tratamento da dependência ao cigarro e utilizados no Brasil são os adesivos transdérmicos, para a terapia de reposição à nicotina, ou goma de mascar, e o cloridrato de Bupropiona (BUP).
Contudo, esses outros medicamentos permanecem sendo enviados normalmente e em quantidades suficientes para que possam ser substituídos como linha de tratamento sem trazer prejuízos ao usuário que se encontra em acompanhamento no programa.
Ao tabagista que está em tratamento é importante reforçar que o apoio medicamentoso tem um papel bem definido dentro do processo de abandono do fumo, que é minimizar os sintomas da abstinência quando estes se mostrarem graves e persistentes.
A Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz afirma que os profissionais de saúde envolvidos no programa municipal de controle do tabagismo como os médicos, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos, já foram informados sobre essa redução e que todos conduzirão o tratamento dos pacientes da melhor forma, até que o fornecimento da goma de mascar seja regularizado pelo Ministério da Saúde.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos