Secretaria de Saúde esclarece falta de medicamento do Programa de Combate ao Tabagismo
De acordo com a Coordenação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, o medicamento goma de mascar (2mg), que é disponibilizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) / Ministério da Saúde, está chegando às cidades brasileiras em quantidades muito reduzidas. Ele é usado tanto para o alívio do desejo matinal, quanto para coibir o mau humor e a ansiedade, sintomas da abstenção.
O Programa Nacional de Controle do Tabaco (PNCT) é destinado aos servidores e munícipes que desejam realizar o tratamento. Ele conta com sessões de Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT) e fornecimento de medicação. Atualmente os medicamentos considerados de 1ª linha no tratamento da dependência ao cigarro e utilizados no Brasil são os adesivos transdérmicos, para a terapia de reposição à nicotina, ou goma de mascar, e o cloridrato de Bupropiona (BUP).
Contudo, esses outros medicamentos permanecem sendo enviados normalmente e em quantidades suficientes para que possam ser substituídos como linha de tratamento sem trazer prejuízos ao usuário que se encontra em acompanhamento no programa.
Ao tabagista que está em tratamento é importante reforçar que o apoio medicamentoso tem um papel bem definido dentro do processo de abandono do fumo, que é minimizar os sintomas da abstinência quando estes se mostrarem graves e persistentes.
A Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz afirma que os profissionais de saúde envolvidos no programa municipal de controle do tabagismo como os médicos, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos, já foram informados sobre essa redução e que todos conduzirão o tratamento dos pacientes da melhor forma, até que o fornecimento da goma de mascar seja regularizado pelo Ministério da Saúde.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura de Aracruz e Suzano firmam acordo para regularização fundiária do bairro Portelinha
- Comunicado: EDP realiza substituição de postes e altera trânsito neste domingo (28)
- Líder em Mim: visitas de assessoria pedagógica fortalecem ações de desenvolvimento socioemocional em estudantes da Rede Municipal de Ensino
- Ação Cidadã: iniciativa garante atendimento e acolhimento para pessoas em situação de rua
- Aracruz apresenta versão preliminar do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima
- COMUNICADO IMPORTANTE!
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025