Inspeção apreende 240kg de carne clandestina em Aracruz

Publicado em: 06 de agosto de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Inspeção apreende 240kg de carne clandestina em Aracruz

Fiscais da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Aracruz apreenderam ontem (05), cerca de 240kg de carne bovina, suína e derivados, de origem clandestina, em mercearia na Barra do Riacho, durante inspeção de rotina. O produto estava sem selo de inspeção sanitária e foi apreendido e levado para o município de Fundão para ser incinerado. O dono do estabelecimento foi autuado por infração e terá que pagar multa.

De acordo com a médica veterinária da Vigilância Sanitária, Sabine Wendling, durante a inspeção foi verificada irregularidades na carne. “Fizemos a abordagem e foi constatada que a carne era imprópria para consumo”, informou.

SAIBA COMO EVITAR A COMPRA DE CARNES CLANDESTINAS:

- Observe se o estabelecimento é limpo, se os manipuladores usam uniforme limpo e se possuem bons hábitos de higiene.

- Verifique se o estabelecimento possui Alvará de saúde Pública. O Alvará garante que o estabelecimento foi inspecionado por um fiscal de Vigilância Sanitária.

- Compre em locais em que as carnes permaneçam dentro de balcões frigoríficos. Não compre carnes expostas a insetos e a poeira.

- Observe a cor e o odor característicos da carne. Lembre-se que as carnes embaladas a vácuo possuem coloração característica mais escura que aquelas não embaladas.

- Compre carnes que possuem o selo ou o carimbo da inspeção.

- Nas carnes embaladas a vácuo observe a data de validade e se a embalagem está íntegra. Não compre carnes com a embalagem violada.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita Giacomin - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: