Prefeitura quer servidores usando mais o Spark
Com o objetivo de incrementar a comunicação interna entre os servidores e reduzir custos com as chamadas telefônicas, o Núcleo de TI da prefeitura, implantou nos computadores dos funcionários, o aplicativo de comunicação instantânea conhecido como Spark. O aplicativo é de fácil uso, possui recursos encontrados nos melhores mensageiros populares e a prefeitura deseja que seu uso seja popularizado entre os servidores.
Para usar é necessário clicar no ícone do Spark na tela do computador e se logar com usuário e senha da rede. Na primeira vez que ele é aberto, deve-se cadastrar o campo servidor com (PMA-MMS), uma única vez.

O gerente de TI, Giovani Falcão explica que o Spark é um mensageiro instantâneo ou comunicador instantâneo, que permite o envio e o recebimento de mensagens de texto em tempo real. Através dele o usuário é informado quando algum de seus amigos, cadastrado em sua lista de contatos, está online, isto é, conectou-se à rede. A partir daí, eles podem manter conversações através de mensagens de texto as quais são recebidas pelo destinatário instantaneamente.
Segundo Giovani, o Spark, além de ser um software livre, incorpora diversos outros recursos, como envio de figuras ou imagens animadas, documentos diversos, conversação em aúdio - utilizando as caixas de som e microfone do sistema, além de video conferência (webcam).
“Isso significa facilidade de comunicação, redução de custos e agilização dos processos e rotinas de trabalho da prefeitura, um servidor ao invés de ligar para um setor pode se comunicar pelo aplicativo e ainda trocar documentos”, comentou o gerente. Giovani conta que a intenção é que o aplicativo esteja também disponível no site da prefeitura, para que as pessoas possam acessá-lo externamente.
Recursos
A interface do aplicativo é bastante simples, mas é objetiva, sem muitas cores fortes, ícones ou banners coloridos que tiram a atenção. O programa compensa pela enorme variedade de configurações. O primeiro login não assusta, pois é bastante simples de ser efetuado, bastando preencher o nome de usuário, senha e servidor.
A janela de conversa ou chat em grupo fica organizada por abas. Isso é interessante para não ocupar a barra de tarefas com muitas janelas de conversas, o que dificulta na hora de encontrar a certa. Possui suporte a emoticons e avatares, bem como o botão para chamar atenção em casos de chats compatíveis, como o MSN.
O programa possui boa organização na lista de contatos, separando por conta, inclusive, adiciona um ícone para melhor visualização. Dentro de cada grupo, ou separação por conta, é possível organizar os contatos por status, mostrar todos, etc. Assim, fica difícil errar um contato.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Esporte: Campeonato Master 50 começa neste sábado (16)
- Nova Esperança recebe ordem de serviço para construção de muro de contenção
- 20ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Controladoria-geral promove encontro técnico sobre Transparência Pública e avaliações de 2026
- Formação orienta gestores sobre fluxos da Educação Especial e estratégias de Prevenção à Violência Escolar
- Aracruz sedia abertura oficial da safra 2026 do café conilon capixaba
- Saúde apresenta na Assembleia Legislativa o Programa Doce Cuidado para crianças com diabetes tipo 1
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a fevereiro
- Agricultura: abertura oficial da colheira do Café Conilon acontece em Vila do Riacho
- Palestra sobre o uso da I.A como ferramenta na Educação 4.0 otimiza a prática docente e prepara estudantes para as demandas tecnológicas do mercado de trabalho