Praça São João Batista: autorizada a reforma e revitalização do local

A tão aguarda obra de revitalização e reforma da praça mais famosa e antiga da sede do município vai começar. Após duas reuniões com a comunidade, profissionais da área de arquitetura e urbanismo, representantes da igreja matriz, da Administração Municipal e diversas pessoas, todos tiveram a oportunidade de opinar sobre as várias intervenções que a praça sofrerá, que irá deixar o local muito mais agradável e com muita acessibilidade principalmente para o pedestre.
O último encontro entre Administração Pública e os moradores aconteceu mais uma vez na Igreja da Matriz, no centro, na noite de 13 de outubro (terça-feira). A revitalização da Praça São João Batista, obra que começará a ser executada em breve, é um desejo antigo dos moradores da cidade de Aracruz.
O encontro encerrou o processo de discussão das propostas apresentadas para a Revitalização da Praça São João Batista. Após a primeira reunião, no dia 15 de setembro, que reuniu secretários municipais, vereadores, cidadãos e equipe técnica, foi formado um conselho por membros da população e técnicos da PMA que estiveram presentes. Os membros são: Thais Corrêa Tinoco, Fagner Luciano Moreira, Marcia Dan, Eduardo Sardenberg, Antonio Schimith, Milene Weck, Rogério Sarmengui, Jurandi Giovanni, Ivana Marques e Ivania Gomes.
No dia 13 de outubro, a empresa responsável pelo projeto apresentou as propostas eleitas mais coerentes com os desejos da população. Todos os moradores tiveram a chance de emitir opiniões e sugestões sobre as propostas. A partir dos os questionamentos efetuados por diversos participantes da comunidade sobre a remoção das árvores Oitis, foi escolhida a opção que melhor atendeu a maioria. O objetivo da Prefeitura foi exercer a democracia, atendendo as necessidades dos usuários e as necessidades técnicas, como segurança, iluminação, mobilidade e entre outras.
A proposta escolhida por meio de votação, pela grande maioria, é a da troca do piso da Praça, implantação de um ponto de táxi coberto, com capacidade para três veículos, área para exposição de obras culturais, retirada do palco elevado central (antigo chafariz), plantio de novas árvores e manutenção da maioria das que já existem. Apenas duas árvores serão retiradas, e uma será replantada do outro lado da Praça, na Rua Quintino Loureiro, local em que será colocado o ponto de táxi. As pedras portuguesas que forem retiradas da Praça serão armazenadas na Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos e, posteriormente, utilizadas para manutenção de outras Praças na cidade.
O prazo para conclusão das obras de revitalização da praça é de 180 dias, então é possível que esteja pronta em Abril de 2016 e tem o valor estimado em R$ 510.000,00
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz