Agricultura: Programa da Fibria em parceria com a Prefeitura de Aracruz oferece melhorias para água e produção em propriedades do município

Na terça-feira (10/11) foi realizada a oficina de construção de fossa séptica ecológica na propriedade Santa Maria, de João Mai e Malvina Gonçalves Mai. A oficina faz parte do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial da Fibria em parceria com a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura.
O responsável pela oficina é Paulo Radaik, engenheiro agrônomo e consultor da Fibria. Ele destaca que a construção de fossa séptica ecológica, ajudará a ter uma melhor qualidade de água na propriedade, além de uma melhora na qualidade da água e por essa fossa ser fechada, não contamina o lençol freático. “Os produtores só têm a ganhar com a fossa séptica ecológica, porque só traz benefícios, como uma produção com mais qualidade e uma água ainda mais tratada e é uma ação ecológica, que não degradará o meio ambiente”, explicou Radaik.
Radaik acrescentou que o material para ativar a decomposição é coletado pelos próprios produtores. O ativador biológico é um composto de microrganismos eficazes, como fungos, leveduras, e multiplicam para colocar dentro da fossa para acelerar a decomposição dos dejetos.
Os proprietários, senhor João Mai e dona Malvina Gonçalves Mai estão otimistas com a construção da fossa. “Com a fossa, será possível melhorar a qualidade da água de nossa casa, além de ajudar também na nossa produção, só trará benefícios”, disse dona Malvina.
Os responsáveis pela recuperação das nascentes da Secretaria Municipal de Agricultura, Rayrane Pedroni e Antônio Schimith, disseram que têm objetivo de aproveitar o projeto da fossa para enriquecer a recuperação das nascentes, preservando e melhorando a qualidade de água dentro da propriedade e de outras propriedades que possuam nascentes.
Bacia de Evapotranspiração
A fossa séptica ecológica, conhecida também como Bacia de Evapotranspiração, é um sistema fechado (sem infiltração no solo) de baixo custo, que utiliza materiais como: entulho, pneus usados, terra, areia, lona e plantas como bananeiras e outras espécies que contribuem no processo de evapotranspiração. O dimensionamento da bacia é de aproximadamente 2m³/pessoa.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz