Prefeitura promoverá seminário para discutir pesca
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) vai promover no dia 30 de novembro, no plenário da Câmara Municipal, às 08h, um Seminário sobre a Pesca Tradicional e Esportiva no estuário dos rios Piraquê-açú e Piraquê Mirim. O encontro tem como objetivo ratificar a importância do combate à pesca predatória e promover a sustentabilidade da atividade pesqueira no estuário, que é protegido pela Reserva de Desenvolvimento Sustentável dos rios Piraquê-açu e Piraquê-mirim (RDS).
O evento é voltado para os profissionais de Pesca Artesanal e Esportiva e tem a intenção de discutir sobre a conservação dos recursos pesqueiros e o status atual do Plano de Manejo junto aos profissionais da pesca.
Segundo a Semam, o Seminário será uma ótima oportunidade para se fazer um diagnóstico rápido e participativo para elencar os principais entraves em relação ao entendimento das leis e à necessidade de conservação dos recursos pesqueiros, além de conhecer as principais demandas dos pescadores da região.
O Seminário vai contar com palestras sobre a legislação ambiental da pesca ministradas pelo tenente da Polícia Militar Ambiental, Dilson Ravani, e pelo moderador da Câmara Setorial de Pesca (IBAMA/ES), Nilamon de Oliveira Leite Júnior, além da pesquisadora do Instituto Harpia, Edilânia Saitter Coutinho de Oliveira, que apresentará resultados da investigação sobre a pesca do peixe Robalo na RDS.
A riqueza da RDS dos rios PiraquêAcu e Piraquê Mirim
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável dos rios Piraquê- Açu e Piraquê Mirim foi criada em 07 de novembro de 2013. Ela abrange os manguezais do estuário dos rios e seu entorno.
Cerca de 200 famílias vivem dos seus recursos, como tiradores de caranguejos, ostras e siris, bem como pescadores tradicionais, que vivem em oito comunidades (duas comunidades indígenas e seis comunidades não indígenas).
Os tiradores de caranguejos têm uma importância enorme, pois além de viverem da renda gerada pela pesca no estuário, possuem conhecimento e produtos que podem agregar elevado valor ao turismo. Porém, atualmente, todas essas famílias, com as suas atividades, e o ecossistema, estão ameaçados pela pesca intensiva e predatória.
A Prefeitura Municipal de Aracruz que administra a Reserva estará intensificando ações, visando a preservação do manguezal e seus recursos.
De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Aladim Fernando Cerqueira é importante construir uma visão de responsabilidade pela preservação, que deve ser compartilhada por todos: Sociedade, governos, pescadores, turistas, empresários do turismo etc. “Vemos claramente que a preservação da riqueza do Piraquê, necessita de uma política que destine os recursos pesqueiros aos pescadores tradicionais e direcionando a pesca amadora para o cunho apenas do esporte”, ressaltou.
Para isso, a Secretaria estará criando regras específicas para a pesca na RDS e ampliando as ações de fiscalização.
O objetivo do seminário é criar essa visão coletiva; convidar os pescadores para compartilhar dessa visão de sustentabilidade; capacitar os pescadores sobre a legislação, sobre o que é permitido e não permitido quanto as técnicas de pesca e ouvir dos participantes sobre ações que devem ser implementadas para consolidar essa visão de sustentabilidade.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está trabalhando ainda para:
1. Construir a sede e centro de Educação Ambiental do Piraquê-açu;
2. Instituir o Conselho Gestor da RDS;
3. Elaborar a norma que regulará a pesca esportiva e tradicional;
4. Cadastrar de todos os pescadores tradicionais (hoje, só são cadastrados os tiradores de caranguejos);
5. Ampliar o conhecimento sobre o ecossistema da RDS, visando ampliar estratégias de conservação;
6. Operar embarcação visando a fiscalização por mar.
7. Desenvolver o Projeto de Educação Ambiental: Escola no Mangue.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento