Aracruz comemora Dia internacional das Pessoas com Deficiência

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência, diante disso, em 1992, a ONU instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que passou a ser comemorado todo dia 03 de dezembro. Com a criação dessa data, a ONU tinha como objetivo principal conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todas pessoas com algum tipo de deficiência ao redor do planeta. É importante, no entanto, que todos tenham em mente que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas e, assim como todas as outras, possuem direitos e deveres assegurados.
Pessoas com deficiência, “a maior minoria do mundo”, enfrentam barreiras com frequência para participarem de todos os aspectos da sociedade. As barreiras podem apresentar-se sob uma variedade de formas, incluindo aquelas relacionadas ao ambiente físico ou às tecnologias da informação e comunicação (TICs) ou àquelas resultantes de legislação e políticas ou das atitudes da sociedade ou de discriminação. O resultado disso é que as pessoas com deficiência não têm igual acesso à sociedade ou aos serviços, por exemplo, em educação, emprego, cuidados de saúde, transporte, participação política ou justiça.
Considerando a amplitude do tema, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Aracruz (CMDPD), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS) realizará na quinta-feira, (03/12), uma manifestação no semáforo da Avenida Venâncio Flores, Aracruz Sede (em frente ao Banco do Brasil).
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é um órgão de defesa de direitos, composto por representantes do governo e sociedade civil, teve seu pleno funcionamento a partir de março de 2015, e desde então, vem desenvolvendo uma série de ações no âmbito dos direitos das pessoas com deficiência no município de Aracruz. Essa manifestação visa favorecer a conscientização e estimular uma ação pró-ativa em direção à construção de uma sociedade inclusiva solidária, que possibilite igualdade de oportunidades.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)