Secretaria municipal de Saúde realiza ações para atender especialmente pacientes com dengue, zika e chikungunya
De acordo com a Secretaria de Saúde do município de Aracruz, Aracruz tem um pouco mais de 1822 casos de Dengue notificados, um aumento de 139% em relação ao mesmo período do ano passado. Desses, 324 fecharam como positivos (laboratório e clínica epidemiológica).
O aumento de casos teve início no mês de outubro e somente em outubro e novembro, 757 casos foram notificados. Em dezembro 100 casos notificados em apenas uma semana.
Os casos estão concentrados na sede do município, com 1375 casos notificados. Alguns bairros tem uma concentração de casos, são eles: Fatima (154 casos), Jequitibá (147 casos), Bela Vista (133 casos), Segatto (112 casos), Centro (106 casos) e Vila Nova (105 casos).
Desde novembro, a Prefeitura de Aracruz está investindo em muitas ações de conscientização e prevenção do mosquito Aedes aegypti. Tais como: reunião com os Agentes de Saúde Ambiental e Comunitários de Saúde; capacitação para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, utilização de carro de som para informar/ alertar a população; reunião mensalmente do Comitê Municipal de Controle da Dengue, implantação do formulário eletrônico do site (agendamento de visitas, denúncias de foco e outros) e entre várias outras.
Nesse semana, a Secretaria de Saúde do município iniciou a colagem dos cartazes que vão identificar as ruas onde há gestantes. Além dessa ação, um outro instrumento de combate às epidemias é a identificação do veículo exclusivo para transporte de pacientes com suspeita de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya do Hospital São Camilo para Unidade de Saúde Guaxindiba no serviço de referência para esses atendimentos.
Serão encaminhados pacientes com Classificação A e B, ou seja, sintomas clássicos que podem ser acompanhados pela unidade, liberando o antedimento do Hospital para pacientes com maior gravidade, evitando que os pacientes aguardem muito tempo pelo atendimento.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento