Secretaria de Saúde realiza mutirão de combate ao aedes aegypti

A Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz realizará neste sábado (13/2) um mutirão de combate ao aedes aegypti. A ação acontece nos bairros Vila Rica e Bela Vista a partir das 8h em frente às unidades de saúde. Trata-se de uma atividade de orientação sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito, além do recolhimento de criadouros com o apoio da Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos, que disponibilizou equipe e máquinas.
Sua realização é parte da campanha nacional e das ações da própria secretaria. A eliminação dos criadouros é a forma mais eficaz de eliminar o mosquito, pois evita que o mesmo venha a nascer.
Todos os funcionários da prefeitura, cidadãos, além de setores como Ministério Público, Conspar, SAAE, Câmara de Vereadores, CDL, empresas, Lions Clube, Associação de Moradores, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foram convidados a participarem.
Preocupação
No ano passado foram notificados no município 2183 casos de Dengue, porém em 20116, até o presente momento, já são quase 600 casos notificados, além de outros 11 casos de Zika em investigação e um caso confirmado. Vale ressaltar que em dezembro de 2015 outros três casos de microcefalia foram notificados e estão em investigação.
Nesta quinta-feira (11/2) o Ministério da Saúde confirmou a terceira morte provocada pelo zika em adultos no Brasil. A paciente era uma jovem de 20 anos do município de Serrinha (RN). Ela foi internada no dia 11 de abril do ano passado no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal (RN), com queixas respiratórias e morreu 12 dias depois.
A notícia foi considerada de grande importância por autoridades sanitárias e levado à Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora não seja o primeiro diagnóstico de morte por zika, o terceiro caso traz mostras mais robustas de que a doença pode levar a quadros mais graves do que inicialmente se imaginava.
Por isso a Secretaria de Saúde ressalta a importância de que cada cidadão cuide do seu ambiente, receba bem o agente de saúde ambiental e ouça as orientações que o mesmo repassará.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz convida lideranças das comunidades tradicionais para participar de oficina sobre planejamento sustentável
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Educação divulga a 76ª Chamada
- Brucelose: Secretaria de Agricultura orienta produtores rurais a vacinar bezerras de 3 a 8 meses
- Prefeitura de Aracruz se reúne com representantes de Ibiraçu, João Neiva e comunidade para deliberar pavimentação rural de Santa Maria
- Aracruz avança na modernização da gestão de resíduos sólidos e limpeza urbana
- VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa acontece nesta quinta (26) na Câmara Municipal
- 26ª Expo Aracruz: Inscrições para o credenciamento foram prorrogadas
- Que tal curtir o feriado em Aracruz? Descubra o que fazer nos dias de descanso
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: 10ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Projeto Rio Doce Escolar desperta a consciência ambiental em estudantes do Cmei Tia Anastácia