Cultura age para mobilizar e movimentar setor público

A semana que passou, premiou os esforços da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura na agenda cumprida na Secult e na primeira reunião do ano do Conselho Consultivo do Museu de Santa Cruz. O secretário de Estado da Cultura, João Gualberto, acenou positivamente com apoio ao Festival de Inverno de Aracruz, em julho, que pelo segundo ano consecutivo promete novas atrações. Há ainda possibilidade de um encontro de debate com setores de cultura de vários municípios, agrupados de forma regionalizada, para promover intercâmbio e motivar ações comuns..
Outro assunto que movimentou o encontro foi a restauração da Igreja Nossa Senhora da Penha, em Santa Cruz, patrimônio tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, em 29 de dezembro de 1986. O estado afirmou que não tem recursos para a obra, mas orientou a PMA de contratar um projeto de restauração para inserção do projeto em alguma emenda parlamentar, via convênio. João Gualberto afirmou que a Secult se compromete a auxiliar na interlocução com parceiros.
Na quinta-feira, 18/2, o Conselho Consultivo do Museu Histórico de Aracruz aprovou a sugestão dos conselheiros de realizar um workshoping, no dia 19 de março, na busca do nivelamento de conhecimento do grupo para definir a missão do museu, promover um inventário, regularizar acervo e definir um plano de ação e metas para 2016. O encontro de trabalho apontará o rumo técnico de atuação e promoverá a forma de utilização do espaço pela comunidade. O monitoramento e mediação ficará sob responsabilidade da museóloga Paula Nunes Costa.
Também nesta semana que acabou, a secretaria abriu as inscrições para as “Oficinas de Teatro de Aracruz”. Elas estão acontecendo no Teatro Municipal de Aracruz, localizado na rua Quintino Loureiro, 234, centro de Aracruz, das 12h às 18h. As aulas começarão na primeira semana de março.
Outra iniciativa promete mexer com o quadro de servidores pela ideia que começa a criar corpo, junto ao público interno da administração, de realização do “Arraiá do Servidor Público”, previsto para o mês de julho. O gerente de Cultura, Ricardo Hermeto, quer promover na semana que entra uma consulta junto aos setores da PMA sobre o interesse dos servidores de participação na festa popular de São João. A intenção é de realização de uma quadrilha com sanfoneiro, comidas e bebidas típicas, barracas, leilões, fogueira e outras atrações do arraiá caipira. Os casais serão formados entre os servidores das secretarias e autarquias, bem como as barraquinhas para venda de quitutes montadas pelos servidores.
Na próxima semana, a Gerência de Cultura circulará um gabarito específico para manifestação dos servidores interessados em participar do “Arraiá do Servidor Público”.
Texto: Ricardo Hermeto Coelho
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada