Funcionários da Prefeitura de Aracruz estão participando do Empretec
Teve início no último sábado (19), o Empretec, um seminário de empreendedorismo que tem como objetivo avaliar e melhorar o comportamento empreendedor de seus participantes. A realização do Empretec no município é resultado da parceria entre a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), e o Sebrae-ES. As 30 vagas para este seminário foram oferecidas gratuitamente para os funcionários da Prefeitura de Aracruz.
O Empretec traz um conjunto de dinâmicas, jogos e exercícios que estimulam o participante a avaliar e modificar o seu comportamento, frente aos desafios do mundo dos negócios. O Seminário é um dos principais programas para o desenvolvimento da capacidade empreendedora. Com atuação em mais de 30 países, o programa treinou em 2007 aproximadamente 2.300 pessoas no Espírito Santo que tem sido o Estado que mais desenvolve este seminário.
De acordo com o funcionário da Semde, D’Artagnan Deliberto, cada secretaria indicou os participantes para se inscrever no Empretec e em seguida, eles participaram de uma entrevista para traçar o perfil dos empreendedores. “Este Seminário voltado para os servidores foi uma exigência da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP), mas no mês de setembro será realizado o Seminário aberto para comunidade. Serão atendidos vários segmentos como artesãos, artistas, agronegócio, feirantes e padeiros”, afirmou.
O programa que tem duração de nove dias visa o aperfeiçoamento das características do comportamento empreendedor, como a busca de oportunidades e iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, enfrentar riscos calculados, estabelecimento de metas, busca de informações, planejamento e monitoramento, persuasão e rede de contatos, além de independência e autoconfiança.
Inicialmente, o Empretec era um programa voltado para empreendedores que queriam abrir e/ou melhorar seu negócio, mas hoje está aberto para outros segmentos, como os órgãos públicos. O Empretec foi desenvolvido com base nos resultados de pesquisas e estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) para identificar os melhores meios de promoção do desenvolvimento de países, regiões e cidades em todo o mundo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Obras de e sobre autores indígenas do Espírito Santo e do Repositório Multimodal Teceres serão lançadas durante o Primeiro Encontro da Ação Saberes Indígenas na Escola em 2026
- Capacitação dos servidores: Inscrições para os cursos se encerram no final de maio
- Saúde implanta novo sistema para otimizar atendimentos na rede municipal
- Saúde institui protocolo para oferta do Implanon na Atenção Primária à Saúde
- Cultura: Aracruz sedia a 6ª Teia Nacional em Praia Formosa
- 6ª Teia Nacional é aberta com defesa da democracia cultural e fortalecimento da Cultura Viva
- Errata: concurso do Saae de Aracruz oferece vagas para nível fundamental, médio, técnico
- Barra do Riacho receberá serviços de Regularização Fundiária
- Aracruz participa do “Rotas da Equidade: como alcançar a Condicionalidade III do Vaar/Fundeb”
- Inscrições abertas para o Campeonato Municipal de Futebol Base Infantil 2026