Secretarias municipais apoiam a construção do Memorial Tupinikim Ka´Arondarapé, em Caieiras Velha
por Ricardo Hermeto Coelho
O Conselho do Plano Diretor Municipal, em sua quinta reunião ordinária na quarta-feira, 4/05, aprovou uma destinação de recursos, de medidas compensatórias, para aquisição de pentes de piaçava que servirão de cobertura da cabana principal do projeto Memorial Tupinikim “Ka´Arondarapé”. Esse esforço se soma a outras iniciativas das secretarias de Turismo e Cultura, Agricultura, Meio Ambiente, Obras e Infraestrutura e Planejamento, Orçamento e Gestão, com o objetivo de apoiar a criação de um espaço dinâmico de exposição de atividades desenvolvidas pelos indígenas Tupinikim relacionados às práticas culturais.
Na terça-feira, 3/05, os secretários Helder Tabosa Delfino e Almir Gonçalves Vianna, acompanhados do coordenador do grupo gestor do Memorial, Jocelino da Silveira Quizza, estiveram na área do projeto, em Caieiras Velha, para definir o caminho onde será aberta uma das trilhas previstas, saindo do espaço do memorial até a margem do rio Piraquê-açu. O secretário Municipal de Agricultura também orientou Jocelino quanto a intenção do projeto de plantar por toda extensão do Memorial plantas frutíferas, que servirão de alimentação e atração de animais para mais próximo da área do projeto.
O Memorial Tupinikim, que abriga o Centro Cultural Tupinikim KaArondarapé, será um espaço onde serão expostas as histórias do povo indígena, artefatos, instrumentos, indumentárias, fotografias, vídeos e outros atrativos da etnia Tupinikim. “O Memorial propõe ser um espaço bem dinâmico e interativo composto por trilhas temáticas que conduzirão os visitantes a espaços onde será contada parte da história do povo Tupinikim. Os membros da própria comunidade poderão se reencontrar com suas histórias e os visitantes poderão conhecer a verdadeira cultura do povo Tupinikim no Espírito Santo”, esclarece o índio Jocelino Quiezza.
Já está em construção uma casa de oração (Tupãs nhe´enga) e a casa dos guerreiros. Uma cabana servirá para exposição e venda de artesanato, com um pátio aberto a frente para contação de história e apresentações culturais, como dança. Jogos, brincadeiras e outras atividades. Também será construída uma casa onde será a cozinha coletiva, mais cinco pequenas casas feitas para exposições e construídos banheiros ecológicos para atender melhor os visitantes. Segundo Jocelino, o Memorial reunirá crianças e jovens nesse processo de fortalecer a cultura Tupinikim, divulgando os costumes e modo de vida do povo para turistas, pesquisadores e outros. “Vamos contribuir para a geração da renda da comunidade local”, diz o coordenador do grupo gestor.
O projeto Memorial Tunikim “Ka´Arondarapé” teve seu primeiro impulso, no ano passado, após aprovação do recurso do edital da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), de Ponto de Memória. Porém, como informou o índio Jocelino Quiezza, os recursos não são suficientes para se concluir todo o projeto. “Está sendo estratégico este apoio da gestão municipal que, até agora, tem respondido com agilidade nossas necessidades. O importante é que os secretários Helder Tabosa e Almir Vianna viram in loco os avanços já conseguidos por nós. A parceria da municipalidade nos possibilitará adquirir a piaçava para cobrir a cabana principal, madeiras para a estrutura e cercamento das cabanas, máquina para abrir a trilha e até aquisição de muda de plantas”, ressalta Jocelino.

Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento