Turfa: Incêndio é controlado após diversas ações da Defesa Civil Estadual em parceria com a Defesa Civil municipal
Durante mês de abril foram realizadas diversas ações de responsabilidade da Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal e Prefeitura de Aracruz para conter o incêndio da turfa, área florestal renovável pertencente a empresa Fibria, denominada como 056, divisa com áreas indígenas, o local fica na região da Barra do Sahy, próximo a Pedrinhas. O incêndio foi controlado no dia 05 de maio, e a área continua em observação pela empresa Fibria e a Defesa Civil Municipal.
No dia 26 de abril foi montado um gabinete para gerenciar a crise. Instalado na sede do Cisa, em Barra do Sahy, o local teve o objetivo de implementar um plano de combate ao incêndio e fazer a gestão de seus impactos. A participação das Secretarias Municipais de Habitação e Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Apoio da Barra do Sahy, representantes da comunidade, Câmara Municipal, além da empresa Fibria foram essenciais para que o fogo fosse controlado.
O plano de ação para o período operacional contou com: monitoramento da área afetada, gestão da logística e operação de combate. No primeiro momento, foi feita a abertura de um duto de aproximadamente 1,5m de profundidade x 1,0m de largura x 12m de comprimento, além do uso de moto bomba; construção de aceiros úmidos em volta da área; operação com um carro-pipa perfazendo duas viagens por dia; quinze pessoas fazendo dutos manuais. As ações executadas foram diárias e contaram com a participação de quase 50 pessoas até que o fogo fosse eliminado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento