Turfa: Incêndio é controlado após diversas ações da Defesa Civil Estadual em parceria com a Defesa Civil municipal

Durante mês de abril foram realizadas diversas ações de responsabilidade da Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal e Prefeitura de Aracruz para conter o incêndio da turfa, área florestal renovável pertencente a empresa Fibria, denominada como 056, divisa com áreas indígenas, o local fica na região da Barra do Sahy, próximo a Pedrinhas. O incêndio foi controlado no dia 05 de maio, e a área continua em observação pela empresa Fibria e a Defesa Civil Municipal.
No dia 26 de abril foi montado um gabinete para gerenciar a crise. Instalado na sede do Cisa, em Barra do Sahy, o local teve o objetivo de implementar um plano de combate ao incêndio e fazer a gestão de seus impactos. A participação das Secretarias Municipais de Habitação e Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Apoio da Barra do Sahy, representantes da comunidade, Câmara Municipal, além da empresa Fibria foram essenciais para que o fogo fosse controlado.
O plano de ação para o período operacional contou com: monitoramento da área afetada, gestão da logística e operação de combate. No primeiro momento, foi feita a abertura de um duto de aproximadamente 1,5m de profundidade x 1,0m de largura x 12m de comprimento, além do uso de moto bomba; construção de aceiros úmidos em volta da área; operação com um carro-pipa perfazendo duas viagens por dia; quinze pessoas fazendo dutos manuais. As ações executadas foram diárias e contaram com a participação de quase 50 pessoas até que o fogo fosse eliminado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde