Turfa: Incêndio é controlado após diversas ações da Defesa Civil Estadual em parceria com a Defesa Civil municipal

Durante mês de abril foram realizadas diversas ações de responsabilidade da Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal e Prefeitura de Aracruz para conter o incêndio da turfa, área florestal renovável pertencente a empresa Fibria, denominada como 056, divisa com áreas indígenas, o local fica na região da Barra do Sahy, próximo a Pedrinhas. O incêndio foi controlado no dia 05 de maio, e a área continua em observação pela empresa Fibria e a Defesa Civil Municipal.
No dia 26 de abril foi montado um gabinete para gerenciar a crise. Instalado na sede do Cisa, em Barra do Sahy, o local teve o objetivo de implementar um plano de combate ao incêndio e fazer a gestão de seus impactos. A participação das Secretarias Municipais de Habitação e Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Apoio da Barra do Sahy, representantes da comunidade, Câmara Municipal, além da empresa Fibria foram essenciais para que o fogo fosse controlado.
O plano de ação para o período operacional contou com: monitoramento da área afetada, gestão da logística e operação de combate. No primeiro momento, foi feita a abertura de um duto de aproximadamente 1,5m de profundidade x 1,0m de largura x 12m de comprimento, além do uso de moto bomba; construção de aceiros úmidos em volta da área; operação com um carro-pipa perfazendo duas viagens por dia; quinze pessoas fazendo dutos manuais. As ações executadas foram diárias e contaram com a participação de quase 50 pessoas até que o fogo fosse eliminado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Que tal curtir o feriado em Aracruz? Descubra o que fazer nos dias de descanso
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: 10ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Projeto Rio Doce Escolar desperta a consciência ambiental em estudantes do Cmei Tia Anastácia
- Agricultura promove visita técnica em Conceição da Barra na área da piscicultura
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados de Corpus Christi, ponto facultativo e São João Batista
- Oficinas de libras da Emef Professora Maria Inês Della Valentina fomentam a comunicação e a interação de aluno com deficiência auditiva
- Prefeitura vai realizar Consulta Pública sobre diagnóstico do Projeto Orla
- Festa da Grande Bela Vista acontece de 20 a 22 de junho
- SUAS: Aracruz avança na transformação digital com novo Sistema de Gestão
- Prefeitura inicia a semana com mais de 700 oportunidades de emprego: destaque para área industrial