IPASMA presta contas dos serviços desenvolvidos no município nos últimos quatro anos

Preocupado em levar bem-estar e comodidade para aposentados, pensionistas e servidores municipais, o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Aracruz (IPASMA) divulgou dados para prestação de contas à sociedade aracruzense sobre o trabalho que desenvolve no município. Hoje, o instituto possui cerca de 3.191 segurados (497 aposentados, 154 pensionistas e 2.540 servidores), e tem por objetivo assegurar recursos financeiros necessários à cobertura dos benefícios previdenciários para os servidores municipais titulares de cargo efetivo e de pensão por morte, além de auxílio reclusão para seus dependentes.
Segundo o diretor do IPASMA, Esaú Monteiro de Lima, há quatro anos o instituto possuía uma dívida de R$ 65,9 milhões, onde já foram pagos quase R$ 13 milhões do montante. “Com esse resultados estamos atingindo o equilíbrio financeiro e atuarial, exigido pelo Ministério da Previdência Social, e podemos afirmar o IPASMA está saneado e com isto, o servidor público pode ter a garantia de conquistar a tão almejada aposentadoria”, destacou Lima.
O IPASMA criou um jornal online (www.ipasma.es.gov.br) com o intuito de levar mais comodidade para os aposentados e pensionistas, com serviços como Contra-Cheque online, que ajudará principalmente os que moram fora da sede do município. O instituto também assinou um convênio de empréstimos e financiamentos sob consignação em folha de pagamento. “Nos preocupamos também com nossos funcionários, por isso, anualmente, proporcionamos cursos de reciclagem nas respectivas áreas de atuação, fazemos acompanhamento constante de evolução das leis, orientações normativas e portarias, tudo isso para atendermos melhor nossos segurados”, ressaltou o diretor.
A autarquia também dispõe de um programa de cálculos de aposentadoria e pensões que possibilita identificar qual a melhor modalidade para o servidor na hora de se aposentar (abono de permanência, certidão de tempo de contribuição). “O IPASMA está cada vez mais atingindo seus objetivos, que é dar toda assistência aos nossos segurados e trabalhar de forma transparente, para que todos fiquem satisfeitos com nossos serviços”, conclui Lima.
BENEFÍCIOS QUANTO AOS SEGURADOS:
aposentadoria por invalidez;
aposentadoria compulsória;
aposentadoria voluntária por idade o tempo de contribuição;
aposentadoria voluntária por idade;
auxílio-doença;
salário-maternidade;
salário-família;
BENEFÍCIOS QUANTO AOS DEPENDENTES:
pensão por morte;
auxílio-reclusão;
RECONHECIMENTO Em novembro de 2008, o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Aracruz (IPASMA) foi apontado pela Revista Investidor Institucional como instituto modelo no país por adotar práticas jurídicas, de gestão, atuariais e contábeis responsáveis. O instituto foi apontado, devido à adoção de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), que por não estar atrelado a regimes federais ou bancários, facilitam o acesso dos segurados às informações. O regime próprio está dentro da legalidade e permite aos segurados ativos e inativos a participação nos colegiados.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Mayara Alvarenga - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / mayaraalvarenga@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado
- Setor de Educação Especial Inclusiva realiza formação na área da Deficiência Visual e Auditiva
- Futsal feminino do CMEBTI Esther Nascimento dos Santos é campeão do JEES e representará Aracruz no Estadual
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação