Seca: racionamento de água vai aumentar em Aracruz para três dias

Aracruz é um dos municípios nos país que vem enfrentado o agravamento da questão hídrica. A captação de água está cada vez mais crítica, devido à escassez de chuvas. Há 203 dias não chove na cidade (suficiente para o abastecimento), e os locais onde a água é extraída ficaram quase secos. A medida adotada é a implantação do racionamento 3 por 1, ou seja, três dias sem fornecimento de água e um dia com.
Devido à situação atual sem precedentes, a Prefeitura de Aracruz aprovou o decreto Nº 31.193, de 31/05/2016, que implanta o sistema de racionamento de água e define localidades sob o risco de racionamento nos locais atingidos pelo agravamento da crise hídrica que assola o município de Aracruz.
O Saae informa que o novo racionamento começara neste domingo, 05 de junho, da seguinte maneira: Setor A, será abastecido somente nas segundas-feiras e sextas-feiras. Setor B, o fornecimento de água acontecerá somente nas terças-feiras e sábados. As localidades de cada setor são:
Setor A: Bairros São Marcos, Planalto, Parte do Guaxindiba, Loteamento Funcionários, Guanabara, Vila Santi, Cupido, Centro, Vista Linda, Felicidade, Jardins, COHAB II, Morobá, Nova Conquista, Parte do Bairro De Fátima atrás do 5º Batalhão, Bairro Irajá, Aldeia Areal e Destacamento;
Setor B: Bairros São José, Vila Nova, Parte do Guaxindiba, Baixada Polivalente, Limão, São Camilo, De Carli, Itaputera, Jequitibá, Novo Jequitibá, Santa Luzia, Bela Vista, Bairro Segatto, Bairro De Fátima, Clemente, COHAB IV, Primavera, Solar Bitti, Valle Verde, Centro Industrial;
Robson Fracalossi, diretos do Saae-Ara, explica que a sede do município passa hoje por um racionamento de 24h (um dia tem água e o outro não) e precisará se adequar a uma economia mais radical. Ainda de acordo com o diretor, a solução emergencial é esperar por chuva. O sistema de racionamento de água nas comunidades de Aracruz Sede, Irajá, Guaraná, Santa Cruz e Santa Rosa continuam a ser monitorados.
O Sistema de Coqueiral como “Localidade sob risco de racionamento”, está sujeitos a adoção de medidas preventivas para incentivo do uso racional da água, bem como a sanção pelo uso racional. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-Ara) ficará responsável pela implantação das medidas de racionamento de água para abastecimento humano a serem adotadas no município de Aracruz.
O Saae de Aracruz solicita a colaboração para fazer o uso racional de água com consciência.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal