Seca: racionamento de água vai aumentar em Aracruz para três dias

Aracruz é um dos municípios nos país que vem enfrentado o agravamento da questão hídrica. A captação de água está cada vez mais crítica, devido à escassez de chuvas. Há 203 dias não chove na cidade (suficiente para o abastecimento), e os locais onde a água é extraída ficaram quase secos. A medida adotada é a implantação do racionamento 3 por 1, ou seja, três dias sem fornecimento de água e um dia com.
Devido à situação atual sem precedentes, a Prefeitura de Aracruz aprovou o decreto Nº 31.193, de 31/05/2016, que implanta o sistema de racionamento de água e define localidades sob o risco de racionamento nos locais atingidos pelo agravamento da crise hídrica que assola o município de Aracruz.
O Saae informa que o novo racionamento começara neste domingo, 05 de junho, da seguinte maneira: Setor A, será abastecido somente nas segundas-feiras e sextas-feiras. Setor B, o fornecimento de água acontecerá somente nas terças-feiras e sábados. As localidades de cada setor são:
Setor A: Bairros São Marcos, Planalto, Parte do Guaxindiba, Loteamento Funcionários, Guanabara, Vila Santi, Cupido, Centro, Vista Linda, Felicidade, Jardins, COHAB II, Morobá, Nova Conquista, Parte do Bairro De Fátima atrás do 5º Batalhão, Bairro Irajá, Aldeia Areal e Destacamento;
Setor B: Bairros São José, Vila Nova, Parte do Guaxindiba, Baixada Polivalente, Limão, São Camilo, De Carli, Itaputera, Jequitibá, Novo Jequitibá, Santa Luzia, Bela Vista, Bairro Segatto, Bairro De Fátima, Clemente, COHAB IV, Primavera, Solar Bitti, Valle Verde, Centro Industrial;
Robson Fracalossi, diretos do Saae-Ara, explica que a sede do município passa hoje por um racionamento de 24h (um dia tem água e o outro não) e precisará se adequar a uma economia mais radical. Ainda de acordo com o diretor, a solução emergencial é esperar por chuva. O sistema de racionamento de água nas comunidades de Aracruz Sede, Irajá, Guaraná, Santa Cruz e Santa Rosa continuam a ser monitorados.
O Sistema de Coqueiral como “Localidade sob risco de racionamento”, está sujeitos a adoção de medidas preventivas para incentivo do uso racional da água, bem como a sanção pelo uso racional. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-Ara) ficará responsável pela implantação das medidas de racionamento de água para abastecimento humano a serem adotadas no município de Aracruz.
O Saae de Aracruz solicita a colaboração para fazer o uso racional de água com consciência.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde