Estaleiro Jurong Aracruz apresenta projeto de instalação e anuncia 8 mil empregos
Aconteceu na tarde da última terça-feira (01), na Câmara Municipal de Aracruz, uma apresentação do Projeto do estaleiro Jurong para os vereadores do município. A empresa, representada pelo diretor José Jorge Araújo, disse que o Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) já está fazendo um estudo sobre impacto ambiental e a partir daí, as instalações devem começar a partir de março de 2010.
Apoio logístico, comunicação com as autoridades ambientais, transparência nas relações governamentais institucionais e logística foram alguns dos pilares que trouxeram a empresa de Cingapura para o município, além de estar em posição estratégica para atender as Bacias de Campos e Santos. Segundo Araújo, o Espírito Santo tem a segunda maior reserva de óleo e gás do Brasil e cinco, entre os dez maiores produtores de petróleo do mundo, operam no estado. “O Espírito Santo ainda tem a vantagem de estar muito próximo da costa africana, podendo oferecer serviços para petroleiras de lá”, ressaltou.
O “Estaleiro Jurong Aracruz”, como será chamado, terá seu operacional voltado para construção e reparos de embarcações, além da construção de sondas de perfuração para águas ultraprofundas, ou seja, de até 12 mil pés de escavação. Para o representante da Jurong, o mercado brasileiro vai precisar, até 2016, de mais seis novos estaleiros. Segundo o secretário de desenvolvimento econômico, Divaldo Crevelin, o estaleiro deve gerar muito mais mão de obra na operação do que na instalação. “Durante a construção serão cerca de 2.500 empregos. Na operação, mais de 3.500 empregos diretos e 2.500 indiretos”, afirmou. Isto significa uma folha de pagamento girando em torno de R$ 200 milhões a R$ 250 milhões por ano.
A mão de obra gerada inicialmente será para soldadores, ajustadores de tubulação, mecânicos, eletricistas, pintores, jatistas, instrumentistas, técnicos, engenheiros e administradores. Os treinamentos serão feitos através da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Prefeitura de Aracruz e Governo do Estado.
JURONG
A Jurong Shipyard Pte Ltd é uma empresa de Cingapura, Malásia, e desde 1996 presta seus serviços de fornecimento para a Petrobras. Ao todo são 18 estaleiros jurongs espalhados pelo mundo e a primeira obra no Brasil foi o Estaleiro Mauá, no Rio de Janeiro.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Mayara Alvarenga - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / mayaraalvarenga@yahoo.com.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica