Idosos participam de atividades no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

No dia 15 de junho comemora-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI) "Maria José Coutinho Devens", realizaram uma tarde com palestra e apresentação de monólogo para os idosos. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 15 de junho, na sede do CCI, no bairro Jequitibá.
O objetivo do evento foi apresentar para os idosos, por meio de narrativas leves e didáticas, a importância de se denunciar ações de violência contra idosos. Por violência, entende-se: “ato único ou repetido, ou omissão que lhe cause dano ou aflição e que se produz em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança”. É importante frisar que a violência se divide em: física, sexual, psicológica, econômica, abandono e negligência. As pessoas próximas aos idosos devem ficar atentas para que nenhuma dessas se faça presente.
Cleidson Fiorotti é vice presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Aracruz (CMDDPI) e explicou para os idosos o que fazer em caso de violência. O momento contou com perguntas por parte do público, para tirar dúvidas sobre o tema.
Após ministrar uma palestra, Marluce Campelo, membro do Conselho Estadual do Idoso, apresentou um monólogo intitulado “a vinda de Messias”, uma adaptação livre com toques de humor e leveza que tratou de temas comuns para o público. A narrativa percorreu diversos temas de interesse, sem deixar de citar a violência.
A importância do momento se deu ao fato da maioria das pessoas ainda não tomarem as devidas providências em relação à agressão. Marisa Elaine Marques da Silva, membro do Comitê Gestor do CCI, acredita que esse tipo de ação levanta a autoestima dos participantes, faz com que as pessoas se entrosem. Marisa explica que as entidades estão mais preocupadas com a violência, o que gera um avanço gradativo para a melhora da situação.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Aracruz (CMDDPI) e coordenadora do CCI, Ana Maria Santos Leandro da Silva, "é de suma importância os idosos conseguirem identificar os tipos de violência os quais estão propícios à sofrer e saberem que existem órgãos competentes que buscam prevenir a ameaça ou violação dos direitos da pessoa idosa".
Data escolhida
Em 15 de junho de 2006, a Rede Internacional de Prevenção de Maus-Tratos Contra Idosos (Inpea), em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), declarou 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O objetivo é sensibilizar a sociedade para combater às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"