Cultura de Aracruz premiada pelo Estado com títulos de Mestres da Cultura Popular do Espírito Santo
A cultura de Aracruz esteve em evidência nesta quinta-feira (03), durante a cerimônia de entrega do título de “Mestre da Cultura Popular do Estado do Espírito Santo”, que aconteceu na Secretaria de Estado de Cultura (Secult) em Vitória. O evento é uma homenagem as pessoas que atuam na defesa e manutenção da cultura popular no Estado. O município de Aracruz foi contemplado com quatro premiações.
Os mestres Alexandre Sizenando e Astrogilda Ribeiro dos Santos receberam o prêmio ‘Mestre Armonjo do Folclore Capixaba’ com uma premiação no valor de R$10 mil. Os grupos folclóricos ‘Di Ballo Nova Trento’ e ‘Banda de Congo São Sebastião de Santa Rosa’ representados por Escolástica de Marchi dos Santos e Pedro Paulo Borges receberam o prêmio ‘Renato Pacheco’. A cerimônia contou com a apresentação da Banda de Congo Tambor de Índio de São Benedito de Caieiras Velhas que foi escolhida por ter o mestre mais antigo, Alexandre Sizenando, de 94 anos.
O secretário de Cultura, Desporto e Lazer, Prof. José Maria Coutinho, falou da importância destes prêmios. “Esta premiação é a condecoração oficial dos mestres da cultura capixaba, além de representar o coroamento de uma vida dedicada a uma obra. O prêmio possui grande relevância social, cultural e étnica e restaura a dignidade da cultura popular”.
O “Prêmio Renato Pacheco” no valor de R$ 10 mil será usado pelos grupos para aquisição de indumentárias, adereços e instrumentos musicais. O prêmio ‘Mestre Armonjo do Folclore Capixaba’ é uma forma de preservação do Patrimônio Cultural que depende muito do trabalho desenvolvido pelos mestres que detém o posto mais alto da hierarquia dentro do grupo e que tem a função de estimular a participação dos filhos, netos e sobrinhos transmitindo os saberes de várias gerações.
Para Secretaria da Secult, Dayse Maria Oslegher Lemos, o prêmio é uma valorização das manifestações culturais. “O Espírito Santo é um estado ímpar com a convivência pacífica entre vários povos. Estes prêmios são uma forma de valorização e revitalização da cultura popular. Temos que revitalizar o que faz parte da memória e da história do povo de Estado”.
O Vice-governador, Ricardo Ferraço, agradeceu os grupos pela capacidade de resistir ao tempo, sem apoio e estímulo. “Vocês souberam conservar nossa cultura e nossa alma. Se não preservarmos nossa história, teremos dificuldade em planejar o nosso futuro”. Para Escolástica de Marchi dos Santos o prêmio é o reconhecimento de todo o trabalho do grupo durante mais de 12 anos. “Estou muito feliz, meu coração parece que vai sair pela boca. Com este prêmio vamos fazer novas roupas para que o grupo continue levando alegria para todos”.
PRÊMIO “MESTRE ARMONJO DO FOLCLORE CAPIXABA”
Hermógenes Lima Fonseca (1916 – 1996), o Mestre Armonjo, como era reconhecido, foi um dos mais ativos folcloristas do Estado. Era também pesquisador, jornalista, contador e político.
PRÊMIO “RENATO PACHECO”
O pesquisador e escritor Renato Pacheco (1928 – 2004) colaborou para o impulso da produção cultural e literária do Espírito Santo. Participou de várias publicações voltadas para a valorização da identidade cultural do Estado e o registro de seus aspectos históricos e folclóricos.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita- Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica