Restaurantes inscritos no Selo de Qualidade Turística receberam instruções sobre as vistorias
Os restaurantes inscritos para o Selo de Qualidade Turística 2010 participaram na tarde de ontem (10), de uma reunião, onde puderam tirar dúvidas e receber instruções sobre as vistorias da Vigilância Sanitária, Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Turismo, que irão avaliar os serviços e o atendimento que estes estabelecimentos prestam aos clientes no município. O Selo de Qualidade Turística está em sua quinta edição e tem como objetivo promover e estimular a melhoria da qualidade dos estabelecimentos gastronômicos através da certificação.
A pedagoga da Secretaria de Meio Ambiente, Jovilde da Penha Favalessa, explicou como será a atuação da secretaria. “Este ano faremos um trabalho de conscientização orientando sobre coleta seletiva, reutilização do óleo de cozinha e uso consciente da água. É importante que os turistas encontrem os restaurantes realizando a Coleta Seletiva. Isso mostra a conscientização da população do município. A partir do ano que vem os restaurantes já serão pontuados pela Semam”.
Organização e limpeza do restaurante será a prioridade da Vigilância Sanitária, segundo a nutricionista, Sabrina Suchiaioffi. “Faremos uma única inspeção, que será eliminatória. O restaurante tem que estar dentro das normas o ano inteiro”. A arquiteta da Secretaria de Obras, Luciana Celin Nascimento Faria, destacou que serão feitas avaliações físicas do local. “Vamos observar se o estabelecimento é bem ventilado, climatizado, se tem rampas e banheiros adaptados”. Para obter o selo, os estabelecimentos devem ser aprovados nas vistorias destas secretarias, alcançando 81% da pontuação.
O Selo de Qualidade Turística foi criado pela Prefeitura de Aracruz para incrementar as atividades turísticas e despertar a consciência sanitária e ambiental nos usuários e responsáveis pelos estabelecimentos que lidam com o lazer e o turismo. O Secretário de Turismo, Beto Favalessa, pediu que os restaurantes se dediquem e realizem um bom trabalho. “Esta avaliação é importante para que os estabelecimentos mantenham a excelência nos serviços prestados em Aracruz”.
O Selo de Qualidade Turística para Restaurantes existe desde 2005 e tem validade anual. A participação dos restaurantes é facultativa e os estabelecimentos aprovados recebem o Selo de Qualidade Turística com a chancela da Prefeitura Municipal de Aracruz / Secretaria de Turismo (SEMTU). O material é emoldurado com o nome do estabelecimento e o ano em que foi concedido para ser fixado em local visível ao público e ainda têm participação na divulgação institucional do Município de Aracruz, em seu material promocional e website.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028