Programa de Aquisição de Alimentos vai beneficiar escolas e produtores rurais de Aracruz

Publicado em: 18 de setembro de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Programa de Aquisição de Alimentos vai beneficiar escolas e produtores rurais de Aracruz

Vai até as 16h, no Teatro Municipal de Aracruz, uma Oficina de apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da Lei n° 11.947 de junho de 2009, que insere os produtos oriundos da agricultura familiar na alimentação escolar. O evento realizado pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), tem por objetivo apresentar os programas do Conab no Espírito Santo, com ênfase no PAA.

O encontro reuniu representantes dos municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Fundão e Serra, e é voltado para produtores e trabalhadores rurais, além de entidades beneficiadas como Pestalozzi, Apae, hospitais filantrópicos, lar de velhinhos, escolas e casas de acolhimento em geral. O Superintendente Regional da Conab, Brício Alves Santos Júnior, disse que só no ano de 2009 foram liberados para o programa R$ 380 milhões para os pequenos produtores. “É o único programa onde a verba chega primeiro que a produção e é o maior em distribuição de renda para produtores rurais no mundo”, afirmou o superintendente.

Segundo o vice-prefeito e secretário de agricultura de Aracruz, Jones Cavaglieri, o município possui 1.300 propriedades e 80% delas são de agricultura familiar, além disso só na rede municipal de educação são servidas 22 mil refeições/dia. “Vamos dar todo apoio necessário para essas famílias através de nossa equipe técnica e maquinário. Nossa meta é: Alimento para quem precisa e recurso para quem produz”, concluiu.

O PAA

O PAA é um programa que dá recurso para agricultura familiar que vende seus produtos para escolas e entidades filantrópicas, que devem comprar, no mínimo, 30% dos produtos agrícolas da região. No Brasil mais de 93 mil produtores rurais já aderiram ao programa em 1.093 municípios e beneficiaram mais 10 milhões de famílias. No Espírito Santo 58 entidades foram contempladas e movimentou cerca de R$ 890 mil. Para participar do programa é necessário estar legalizado em alguma cooperativa ou sindicato.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Mayara Alvarenga - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / mayaraalvarenga@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: