Professores de Aracruz participaram de Simpósio de Alfabetização na UFES
Professores da rede pública municipal de Aracruz participaram nos dias 09 e 10 de setembro do I Simpósio em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Duas professoras de Aracruz apresentaram seus trabalhos. O encontro, que teve a participação da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação, também teve a participação de outras duas professoras do município que foram convidadas pela organização do evento para apresentar suas teses desenvolvidas durante o mestrado de cada uma delas.
O Simpósio teve como objetivo promover a socialização de conhecimentos sobre a alfabetização, a leitura e a escrita, produzidos no âmbito das instituições formadoras, além de divulgar experiências realizadas no estado na área da alfabetização e oportunizar a participação e apresentação de excelentes projetos desenvolvidos no âmbito escolar. Foram inscritos diversos projetos e coube a UFES selecionar àquelas práticas que seriam socializadas no Simpósio.
Para a secretária de educação de Aracruz, Marilza Furieri, é motivo de orgulho ver excelentes trabalhos sendo realizados todos os dias nas escolas do município. “ É isto que nos motiva a trabalhar cada vez mais em prol de uma educação de qualidade”, afirmou a secretária.
Duas professoras de Aracruz tiveram seus projetos selecionados e apresentaram seus trabalhos sobre a alfabetização, a leitura e a escrita:
1.Projeto Sou Cidadão – CMEB “Paulo Freire”
Objetivo: desenvolver o hábito da leitura e da escrita, bem como a participação da família no processo de alfabetização.
Professora: Marlene Xavier Figueiredo
2.Projeto Rotina de Texto de Memória... Um Caminho que deu Certo – EMEF “Luiza Silvina Jardim Rebuzzi”
Objetivo: priorizar as atividades realmente relevantes para a aprendizagem.
Professora: Tânia Aparecida da Silva Recla
Além das duas professoras que apresentaram seus projetos no encontro, o município de Aracruz contou ainda com a participação da Professora Rosalina Tellis Gonçalves que abordou a temática Comunicação Oral, apresentando suas reflexões e pesquisas e da Professora Eliane Cristina Freitas de Souza que apresentou sua pesquisa sobre Educação e Linguagens.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Mayara Alvarenga - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / mayaraalvarenga@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Profissionais da Educação, Saúde, Conselho Tutelar e Direitos Humanos são capacitados quanto à Educação das Relações Étnicos- Raciais (Erer)
- Sala Sensorial Magia do Rotary contempla outras quatro escolas da Rede Municipal de Ensino
- Segunda chamada da regularização fundiária convoca moradores de Nova Santa Cruz e São José (Jacupemba)
- Bolsa Atleta 2026: edital é publicado com 21 vagas para esportistas
- Mulheres empreendedoras de Aracruz têm acesso a crédito com condições especiais até 31 de março
- Aracruz recebe Selo Diamante pelo segundo ano consecutivo e reafirma referência em transparência e governança
- 11ª Chamada - Secretaria de Saúde (Farmácia Cidadã) - Edital 001/2025
- SAAE autoriza o início das obras de revitalização da ETE de Guaraná
- Dia D “Aracruz por Elas” reúne serviços de saúde, assistência e empreendedorismo para mulheres no sábado (14)
- 12ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025