Aracruz comemora Dia Mundial do Pão e recolhe mais de mil garrafas PET

Cerca de 1.150 garrafas PET e 90 litros de óleo vegetal de cozinha usado foram recolhidos e trocados por pães na Campanha de Coleta de Óleo Saturado nas Padarias Capixabas, em Coqueiral de Aracruz. O evento aconteceu na manhã de hoje (16), na Praça Flamboyant, em comemoração ao Dia Mundial do Pão. A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realizou o recolhimento e fará a destinação final adequada dos resíduos.
A funcionária pública, Luciene Menezes, levou 24 garrafas Pet para fazer a troca por pães. Ela diz que é muito importante esse tipo de conscientização, principalmente por não haver um recolhimento adequado para esse tipo de material. “Também estou consciente de que uma garrafa PET demora muitos anos para se decompor na natureza”, afirmou. O secretário de meio ambiente, Olimpio Vieira Neto, pediu para a população guardar suas garrafas PET em casa, pois esse tipo de campanha sempre será realizado. “As garrafas plásticas jogadas no lixo não possuem uma destinação adequada, por isso é preciso guardá-las, sempre fechadas, para depois serem usadas de forma correta”, destacou.
Para o gerente de educação ambiental da Semam, Antônio Romero Sant'ana, o objetivo da campanha e conscientizar o maior número de pessoas possível, mesmo que cada uma delas leve apenas uma garrafa PET. Para Sant'ana a conscientização quanto ao recolhimento de garrafas plásticas e óleo vegetal de cozinha é muito importante. “Ao invés de ser jogado no esgoto ou na natureza, esse óleo será usado na fabricação de sabão e detergente. Já a PET poderá ser usada em artesanato. Cada garrafa dessa demora cerca de 250 anos para se decompor na natureza”, concluiu.
A CAMPANHA
Na estrutura montada no bairro as pessoas trocaram garrafas PET e óleo usado por pães, ou seja, 02 (duas) garrafas PET de dois litros puderam ser trocadas por 02 (dois) pães doce comum e cada garrafa PET com dois litros de óleo recebeu 04 (quatro) pães. A intenção foi de mostrar o compromisso com meio ambiente e o social.
Contribuir com a natureza no recolhimento de garrafas plásticas e óleo usado é o principal objetivo deste processo, que alerta para a conscientização de todos quanto ao óleo jogado no esgoto das residências. Cada litro de óleo saturado que chega no meio ambiente (rios, mares, afluentes e outros) pode contaminar até um milhão de litros de água limpa e essa água é suficiente para consumo humano por 14 anos. A ideia é dar continuidade a essa ação onde as padarias vão se tornar pontos de troca.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Mayara Alvarenga - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / mayaraalvarenga@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito
- Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos começa nesta sexta-feira (04)
- Famílias rurais ganham mais segurança com nova barragem em Guaraná
- Aracruz realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social com diálogo e compromisso com os direitos sociais
- Aracruz recebe etapa decisiva do Campeonato Brasileiro de Enduro com destaques do município
- Expo Aracruz: Prefeitura publica o Informativo 004 que altera o cronograma de datas