Formatura das turmas do Proeja acontece hoje (08), no Teatro Municipal
A Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz realiza a formatura das primeiras turmas do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), hoje (08), às 19h30, no Teatro Municipal de Aracruz. Atualmente, aproximadamente 530 alunos de 14 turmas fazem parte do Proeja, destes 196 receberão a declaração de conclusão do Programa que funcionava no município de forma descentralizada (cada unidade de ensino tinha o seu Programa).
A partir do ano letivo de 2009 a Semde adotou uma nova modalidade de trabalho, ao criar o Centro de Educação Municipal de Jovens e Adultos (CEMJA) que recebeu o nome da Professora Maria José Guidetti Rocha e funciona no mesmo prédio da EMEF Placidino Passos (Polivalente). Para isso, o CEMJA fez parceria junto a empresa de transporte urbano (Expresso Aracruz), onde todos os alunos saem do seu bairro direto para a escola e da escola para o seu bairro, seguindo um itinerário específico que começa às 18h30 e finaliza-se às 22h30.
A Prefeitura de Aracruz ainda custeia para todos os alunos do CEMJA vale transporte, alimentação, aula de informática e aula de educação física. As parcerias do CEMJA chegaram a Polícia Militar que todos os dias às 19h (entrada), 20h45 (recreio), 22h30 (saída) faz a varredura da área entorno do Centro, com o objetivo de proteger o menor de idade e proporcionar segurança para a família do aluno.
O trabalho diferenciado é uma marca da equipe pedagógica do CEMJA que visando combater a evasão escolar realiza visita domiciliares a casa dos alunos, encaminha correspondência e realiza contatos telefônicos, afim de detectar os motivos pelos quais o aluno do Proeja faltou a aula em determinado dia. Este trabalho de acompanhamento surtiu bons frutos, já que a média normal de evasão escolar chega aos 40% em determinadas instituições de ensino. Dentro do programa até os cálculos presentes a evasão escolar está em torno de 4,29%, não chegando nem próximo do projetado que seria em torno de 10%. O trabalho de colocação profissional também é realizado pela equipe do CEMJA que encaminha os jovens e menores aprendizes ao mercado de trabalho, junto às empresas e comércio local.
Segundo a diretora do Proeja, Ilza Rodrigues, a construção de uma política educacional que reconheça as necessidades próprias e a realidade diferenciada dos jovens e adultos constitui-se uma das prioridades da Administração Municipal. “Quando respeitamos e entendemos que todos tem direito à educação sejam jovens ou adultos, conseguimos perceber melhor às necessidades educacionais que essas pessoas precisam. Assim, em 2005, a equipe da Semed apresentou o Proeja às suas equipes técnicas e aos professores da rede municipal de ensino, chegando-se a conclusão de que ao resgatarmos e reinserirmos no sistema escolar jovens e adultos possibilitamos , a eles, acesso à formação integral”.
O objetivo do Proeja é oportunizar aos jovens e adultos a escolarização e ou a complementação dos estudos, na etapa do ensino fundamental possibilitando-lhes o desenvolvimento de suas potencialidades e dando-lhes condições para a aquisição de habilidades e conhecimentos necessários ao exercício consciente da cidadania.
De acordo com a Secretária de Educação, Marilza Furieri, o Proeja é responsável pela inclusão e formação de cidadãos que passam a ter acesso a alfabetização e a conclusão do ensino fundamental. “É um programa que tem uma forma própria, voltada aos interesses de uma parcela da população que historicamente foi excluída da educação escolar. Destina-se a desenvolver uma política que fortaleça e amplie o acesso e a permanência de jovens e adultos no sistema formal de ensino, ao oferecer oportunidades de elevação de escolaridade e desenvolvimento da cidadania”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica