Oficina de Talentos é o carro-chefe da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer da Prefeitura de Aracruz
Com a criação da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer (Semuc), em 2005, pela Prefeitura de Aracruz, novas oportunidades de desenvolvimento cultural vem acontecendo no município, principalmente ao beneficiar crianças e adolescentes dos bairros, aldeias, povoados, distritos e das escolas municipais de ensino fundamental e médio ao proporcionar entretenimento cultural de qualidade, e investir na construção humana e na prevenção da violência.
A Semuc vem incrementando muitas ideias de como se fazer cultura e de como democratizar o acesso a esse bem tão precioso e tão escasso na elaboração de políticas públicas. Em Aracruz, o alcance da visão da Administração Municipal permitiu que se desenvolvesse uma política cultural focada na diversidade cultural, chamada multicultura voltada para a construção humana, identidade cultural, democracia multicultural e multiétnica, pilares centrais da nova cidadania aracruzense, com a correspondente melhoria contínua da qualidade de vida para todas as etnias e grupos sociais.
Três são os Programas desenvolvidos por essa política multiculturalista: preservação, revitalização e desenvolvimento cultural; esporte para todos e qualidade de vida. Um desses projetos desenvolvido pelas Gerências de Lazer e Cultura da Semuc é a “Oficina de Talentos” carro-chefe que tem o “Show de Calouros” como principal manifestação pública dos talentos mensalmente ensaiados e treinados no Teatro Municipal. Essa Oficina Show é também a parte mais importante do Programa de Auditório “O Domingo é Nosso” que conta com o investimento e a participação do empresariado local.
“O Domingo é Nosso” caracteriza-se pela diversidade cultural, apresentando modalidades artísticas bem variadas, divididas em três blocos principais: bandas musicais, cantores, grupos de dança, shows humorísticos, enquetes teatrais e recitais de poesia. A “Oficina de Talentos” tem como objetivo a valorização dos talentos artísticos de crianças e jovens, especialmente em situação de risco social, além da promoção da liberdade de expressão, da iniciativa, da auto-confiança e da elevação da auto-estima, mantendo-os ocupados com a cultura e as artes musicais por cinco horas consecutivas (das 15h às 20h), longe dos perigos das ruas e das drogas.
Após um início tímido em 2008, o Programa de Auditório “O Domingo é Nosso” superou as expectativas da Semuc e de Aracruz. Em cada “Show de Calouros” realizado este ano (2009), o público estimado ficou em torno de 700 pessoas. O número de crianças e jovens que participam de cada edição do “Show de Calouros” é de aproximadamente 180 futuros artistas que compõem às 45 atrações que se apresentam no palco do Teatro Municipal. A “Oficina de Talentos” não acontece apenas durante o “Show de Calouros”, sua preparação dura o mês inteiro, mantendo crianças e jovens ocupados, seja nos seus pensamentos e sentimentos, ou nas ações necessárias aos resultados que desejam mostrar. Os jovens confeccionam suas indumentárias com recursos próprios ou compram os tecidos, e as costureiras da Semuc fazem as roupas. Professores de algumas escolas municipais também enriquecem o movimento cultural e a Oficina Show.
Os candidatos a artistas treinam bastante em casa ou nas escolas, aprendem as danças e músicas. Nos 15 dias que antecedem às apresentações, ensaiam no palco do Teatro Municipal com artista especializado no mercado de cantores e bandas. Além das famílias dos candidatos a artistas o “Show de Calouros” tem também como presença marcante os professores das redes municipais e estaduais de ensino, além de algumas edições já ter contado com a presença dos Secretariados Municipais, Prefeito, Vice-prefeito e membros do Conselho Tutelar.
A “Oficina de Talentos” com o “Show de Calouros” tem atraído jovens de outros municípios como: Ibiraçu, João Neiva, Linhares e São Mateus afirmando, assim, que é um canal aberto de oportunidades, onde eles poderão ter uma chance de se apresentar e de se expressar artisticamente. Esse tipo de ação sócio-educativa promove a democracia multicultural e a cidadania por meio da inclusão social, musical e rítmica com um leque de talentos que podem ser desenvolvidos. Além de contribuir na prevenção, neutralização e redução da violência ao deixar os jovens e crianças longe dos riscos sociais das ruas. Essa Oficina Show é um lazer saudável e construtivo que abre um nicho a mais no mercado de trabalho da cultura de Aracruz e região.
Mais informações pelos telefones: (27) 3296-3908 ou 3256-6322.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica