Vigilância Sanitária de Aracruz apreende oito toneladas de pescado

Publicado em: 08 de dezembro de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Vigilância Sanitária de Aracruz apreende oito toneladas de pescado

Fiscais da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Aracruz apreenderam na tarde da última quinta-feira (03) em um entreposto de pescado, no distrito de Barra do Riacho, oito toneladas de peixes inadequadas para o consumo humano. O produto, que foi apreendido após uma denúncia anônima, apresentava alterações que apontavam estar estragados e já com larvas, representando risco à saúde dos possíveis consumidores. Segundo os profissionais da Secretaria de Saúde, a fiscalização constatou a veracidade da denúncia quando chegou no local e encontrou uma caixa de aço com capacidade para 40ton, contendo gelo e os 8.340kg de peixes já em decomposição e que, como indicou a fiscalização, seriam comercializados.

Devido a quantidade, o estabelecimento foi interditado e no dia seguinte o produto foi recolhido e levado para o Aterro Sanitário. O dono do estabelecimento foi autuado por infração e terá que pagar multa. De acordo com a médica veterinária da Vigilância Sanitária, Sabine Wendling, durante apreensão foi feito um Auto de Infração. “O proprietário do entreposto foi notificado e deverá cumprir as exigências para que o local se adeque a legislação sanitária. Caso não sejam cumpridas as exigências no prazo estabelecido, o local será interditado”, determinou.

SAIBA COMO COMPRAR SEU PEIXE:

- O peixe fresco deve ter olhos salientes e brilhantes

- Gueiras vermelhas são outro sinal importante. Quando o peixe está estragado, as gueiras ficam pálidas, ressecadas e com cheiro desagradável.

- Nos peixes de escama, estas devem estar bem brilhantes e aderentes a pele

- Nos peixes de couro, esta deve ser firme, brilhante e úmida.

- A carne de peixe deve ser firme e elástica. Quando pressionado com as pontas dos dedos, ela não deve deixar a marca. Isso demonstra seu frescor.

- O ventre do peixe não deve estar nem mucho nem inchado, apenas abaulado.

- As vísceras devem ser firmes e brilhantes

- A espinha dorsal deve estar bem aderida a carne

- O cheiro de peixe fresco é o de maresia.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: