Prefeito visita obras do Complexo de Saúde e inaugura Centro de Convivência em Aracruz

Publicado em: 16 de dezembro de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeito visita obras do Complexo de Saúde e inaugura Centro de Convivência em Aracruz

Hoje (21) às 17h30, o prefeito de Aracruz vai visitar as futuras instalações do Complexo de Saúde do bairro Jequitibá e inaugurar o Centro de Convivência dos Idosos. A obra ocupa uma área total de 5 mil metros quadrados em três pavimentos. O Complexo de Saúde, que tem parceria com o Governo do Estado foi orçada em quase R$ 5 milhões. Só no térreo, o complexo terá 2,4 mil metros quadrados para abrigar o Centro de Reabilitação de Aracruz (CREARA), que vai migrar do Centro da cidade. No novo CREARA, o atendimento ao paciente neurológico, com problemas respiratórios ou traumas ortopédicos será otimizado e direto com o fisioterapeuta. Com aparelhos modernizados, o centro vai ter piscina para hidroterapia de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e politraumatizados, além de uma área com pisos diversificados (areia e gramado) para adaptação gradual de movimentos lesionados das pernas.

O Centro de Especialidades de Aracruz, no segundo pavimento, vai atender exclusivamente os pacientes encaminhados pelo médico generalista. Com 1,2 mil metros quadrados, 27 consultórios, fraldário, laboratório e capela fluxo laminar (para manipulação de medicamentos), a estrutura vai tratar separadamente os programas de tuberculose, DST/AIDS, hanseníase e diabetes. Já o terceiro pavimento vai abrigar a nova Unidade de Saúde do bairro Jequitibá, que hoje funciona em local alugado. A US terá 1,2 mil metros quadrados.

Segundo o prefeito, com estas obras a comunidade aracruzense poderá ter mais saúde, “A nossa prioridade é a saúde, a educação e a geração de renda, porque acreditamos que sem saúde e sem educação e trabalho o povo não tem chances de crescer com dignidade, de ter dias melhores”.

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO

A Prefeitura de Aracruz entrega mais um benefício a população, o Centro de Convivência para os Idosos. O local conta com um grande salão, com palco, onde são oferecidas atividades de lazer e exercício físico, aulas de artes, teatro e artesanato. Além das atividades desenvolvidas no salão, o Centro de Convivência terá piscina térmica para a prática de hidroginástica, com acompanhamento médico e avaliação física. As instalações tiveram a construção acompanhada pelo Conselho Municipal da Pessoa idosa, garantindo acessibilidade completa (com rampas e corrimões) ao ingresso do idoso com problemas na locomoção. O local tem capacidade para 300 pessoas, com atendimento profissional de serviço social e psicólogo.

Segundo o prefeito, obras como esta mostram o compromisso da administração em aplicar bem os recursos do município revertendo em benefício da população. “O Centro de Convivência será o grande espaço e referência de Aracruz para o desenvolvimento de atividades diversas voltadas para terceira idade ou promovida por ela. No local serão concentrados projetos importantes voltados a qualidade de vida”. O prefeito destacou ainda que proporcionar a qualidade de vida da população é uma das prioridades de nossa administração. “O idoso pela própria condição de sua idade já se encontra em um estado de maior fragilidade, requer mais cuidados e necessita de um local mais estruturado”.

Geny Luiz de Souza Reis (65) afirma que ser idoso é ser feliz. “Tenho muita animação e não fico em casa de repouso. Toda tarde corro para o centro de convivência para estudar o primário e fazer o meu bordado. Me sinto cada dia mais jovem”, animou. Com Terezinha Chagas de Jesus (97) não é diferente. “O importante é chegar na terceira idade sem desanimar. “O Centro melhora a vida do idoso, esta é uma obra de relevância em favor da cidadania”.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: