Parceria entre prefeitura e Centro Integrado de Aracruz forma 63 novos profissionais

Publicado em: 25 de janeiro de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Parceria entre prefeitura e Centro Integrado de Aracruz forma 63 novos profissionais

Oportunidade. Uma palavra que ganhou um novo significado para 63 jovens de Aracruz. Na última quinta-feira, eles receberam o certificado de conclusão dos cursos de formação oferecidos graças a uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde) da Prefeitura de Aracruz e o Centro Integrado de Aracruz – SENAI/SESI/IEL. Além do conhecimento adquirido, todos eles levam uma nova oportunidade de entrar no mercado de trabalho.

Foram 31 alunos qualificados no curso de Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico, que teve carga horária de 100 horas, e outros 32 alunos que se formaram no curso de Solda Eletrodo Revestido, com carga horária de 160 horas. As qualificações gratuitas são voltadas para jovens carentes do município, com mais de 18 anos e têm justamente o objetivo de garantir a inserção no mercado de trabalho.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Divaldo Crevelim acredita que, com os cursos, o município vai poder prover a quantidade de mão-de-obra que está sendo requisitada pelas empresas do município. “O município de Aracruz passou 2009, um ano de crise, gerando o maior número de empregos do Estado. As empresas estão chegando, o desenvolvimento está chegando em Aracruz, mas só o desenvolvimento econômico não é suficiente. É preciso investir também na formação das pessoas”, afirmou.

E não faltou quem comprovasse a importância de ter essa formação. O vice-prefeito do município, Jones Cavaglieri, em sua fala durante a solenidade de formatura, lembrou de quando ele próprio se formou no curso de Solda. “Olhando pra vocês eu me recordo de quando eu tinha 15 anos e recebi um diploma do Senai. Para mim foi um orgulho. E com 18 anos tive o meu primeiro emprego, graças a esse diploma". Jones Cavaglieri ressaltou que os investimentos do município para garantir a geração de empregos têm, um objetivo maior do que melhorar as condições financeiras da população: “Nós trabalhamos para que os aracruzenses e todos os que vierem pra cá tenham dignidade. E ter um emprego representa dignidade.”

O prefeito do município, Ademar Devens, também esteve presente na formatura e fez questão de cumprimentar cada um dos formandos. Ele lembrou que a história desses alunos começou muito antes deles começarem o curso, com a luta da administração municipal para trazer uma unidade do Senai para Aracruz. “Prover o ensino profissionalizante não é uma responsabilidade do município, mas nós não podíamos ficar parados vendo o bonde do desenvolvimento passar. Se fomos atrás das empresas, tínhamos que ir atrás também da qualificação da nossa mão-de-obra.” Depois de parabenizar os formandos, Ademar Devens deixou um conselho: “Vocês não podem parar. Quem estiver comprometido é que vai ter melhores oportunidades.”

NOVO PRÉDIO DEVE FICAR PRONTO EM DEZEMBRO

Por enquanto, os alunos do Centro Integrado de Aracruz estão estudando no antigo prédio da prefeitura de Aracruz, mas a partir de dezembro essa situação deve mudar. As obras de construção do novo prédio do Centro já começaram e a previsão é de que tudo esteja pronto no fim do ano, segundo o gerente do Centro Integrado, José Braz. A nova sede vai funcionar no loteamento Jovino Moro, próximo ao Centro de Controle de Zoonoses de Aracruz e deve comportar entre 4 e 5 mil alunos. Atualmente, o Centro Integrado oferece mais de 40 cursos, nas áreas de mecânica, construção civil e desenvolvimento pessoal, entre outras. Mais informações pelo telefone: (27) 3296-1623.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tamarafreire@hotmail.com

Compartilhe em suas redes sociais: