Dengue: apresentou sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima

A Dengue é uma doença viral, febril e aguda que se não tratada adequadamente pode MATAR.
Os principais sintomas da Dengue são Febre, cefaléia, dor nos olhos, mialgia (dor no corpo), dor nas articulações, prostração e exantema.
Qualquer paciente com Febre e pelo menos dois dos sintomas acima é considerado suspeito da doença e deve procurar imediatamente uma Unidade de Saúde para receber atendimento e ser notificado.
A Dengue pode evoluir para um quadro hemorrágico, com sinais de alerta que são dores abdominais, vômitos, sangramentos, sede excessiva, perda de consciência dentre outros e se não tratada adequadamente pode levar o paciente a morte.
A notificação é uma ficha que deve ser preenchida com dados dos pacientes (nome, endereço, Telefone) e os seus sintomas. É através dessa informação que vai ser desencadeado as ações de controle do vetor da dengue como a aplicação de inseticida com a Bomba Costal e dependendo do número de suspeitos a liberação do Carro de UBV (Antigo Fumacê).
É extremamente importante que todo paciente suspeito de Dengue seja NOTIFICADO De 7 a 10 dias após ter tido início dos sintomas deve ser colhido a sorologia, que é o exame exclusivo da Dengue, é através dele que você vai saber se realmente teve Dengue. A coleta é realizada nas Unidades de Saúde de Referência que são Barra do Riacho, Jacupemba e Guaxindiba e o laboratório que fica na Unidade do Vila Rica. O resultado da sorologia é importante para desencadear ações como a liberação do Carro de UBV (Antigo Fumacê), pois o mesmo só é liberado quando comprovamos os casos positivos.
Qualquer dúvida ou denúncia referente a Dengue pode ser realizada através da ouvidoria municipal (0800-283-9263) ou da Vigilância Epidemiológica (3270-7411).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental