Fiscais da Semam apreendem seis dúzias de caranguejo em Santa Rosa
Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracruz apreenderam na madrugada desta quarta-feira (3) seis dúzias de caranguejo-uçá, que estavam sendo capturados no mangue de Pedra da Laje, no bairro Santa Rosa. A cata e a venda da espécie está proibida até amanhã (5) por conta do período da andada, quando os caranguejos andam sobre o mangue para se reproduzir.
Os animais estavam sendo capturados por quatro homens, mas todos fugiram quando avistaram o carro da fiscalização, que fazia uma incursão de rotina pelo mangue. A pena para quem é flagrado catando caranguejo durante o período de proteção vai da advertência até a prisão. As seis dúzias de uçá, incluindo fêmeas ovadas, filhotes e animais feridos, estavam dentro de uma sacola que foi deixada pra trás pelos catadores. Logo após a apreensão, os caranguejos foram soltos no mesmo mangue pelos fiscais da prefeitura.
Este é apenas o primeiro período de proteção do caranguejo esse ano. As andadas também ocorrem entre os dias 28 de fevereiro e 6 de março, de 30 de março a 5 de abril e de 28 de abril a 4 de maio. Nos intervalos, a cata e a venda da espécie estão liberadas, mas o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Olímpio Vieira Neto, orienta que as pessoas não comprem fêmeas, especialmente quando elas estiverem com a parte de baixo da carapaça estufada, porque isso indica que o animal está ovado e, portanto, em processo de reprodução.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tamarafreire@hotmail.com
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento