Vacinação contra febre amarela terá 100% de cobertura em Aracruz
Com objetivo de proteger a população, a Prefeitura de Aracruz intensifica a vacinação contra febre amarela no município. Neste sábado, 04 de março, das 8h às 16h, acontece o dia D em todas as 15 Unidades de Saúde da sede e do interior. A vacinação também vai acontecer em outros dois pontos: no CREARA e no Shopping Oriundi.
“Além de reforçar a imunização da população, a vacinação no sábado vai atender às pessoas que não conseguem ir às unidades durante a semana”, explicou o Secretário de Saúde, Luis Claudio Gomes Souto, que destacou ainda que a iniciativa é uma das estratégias do município para fortalecer o bloqueio contra a doença. “O objetivo da ação, apesar da cidade não ter notificado casos da doença, é evitar a proliferação da febre no município”.
A vacinação continua de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as Unidades de Saúde. É importante levar carteira de vacinação e documento pessoal. A Prefeitura de Aracruz está vacinando toda à população, dentro dos critérios do Ministério da Saúde.
Confira os locais de vacinação:
| UNIDADES DE SAÚDE |
| Unidade de Saúde Barra do Riacho |
| Unidade de Saúde Barra do Sahy |
| Unidade de Saúde Bela Vista |
| Unidade de Saúde CAIC |
| Unidade de Saúde Coqueiral 01 (UBS Antiga) |
| Unidade de Saúde Guaraná |
| Unidade de Saúde Guaxindiba |
| Unidade de Saúde Jacupemba |
| Unidade de Saúde Jequitibá |
| Unidade de Saúde Mambrini |
| Unidade de Saúde Santa Cruz |
| Unidade de Saúde Santa Rosa |
| Unidade de Saúde Vila do Riacho |
| Unidade de Saúde Vila Rica |
| Unidade de Saúde Morobá |
Atenção!
Os sintomas e sinais mais comuns da doença são: febre alta, dor de cabeça, calafrios, cansaço, dor muscular, náuseas e vômitos. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.
Contraindicações para a vacina de febre amarela:
A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas (baixa imunidade). Em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, o médico deverá avaliar o benefício ou não da vacinação para estes grupos, levando em conta o risco de eventos adversos.
Duas doses da vacina de febre amarela protegem durante toda a vida!
Quem recebeu duas doses da vacina, na infância ou na fase adulta, já está devidamente protegido contra a febre amarela e não precisa buscar o serviço de saúde. Duas doses são o suficiente para proteger durante toda a vida. Uma terceira dose não vai criar nenhuma proteção adicional.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- COMUNICADO IMPORTANTE!
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba