Cartilha resgata a medicina tradicional das aldeias Tupinikim de Aracruz

O resgate do conhecimento sobre plantas medicinais nas aldeias Tupinikim em Aracruz agora poderá ser compartilhado através da Cartilha “Semeando Saúde”. O lançamento acontece na sexta-feira (10), às 9h, na aldeia Pau Brasil e conta com a colaboração da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretária de Saúde (SEMSA).
Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, a cartilha foi produzida pelos próprios indígenas, após oficinas, e tem o objetivo de contribuir para a valorização da cultura e para perpetuação do saber tradicional, favorecendo a sua propagação para as futuras gerações. Foram confeccionadas cinco mil cartilhas e três mil calendários que serão distribuídos pelos próprios indígenas.
Segundo a representante da SEMSA, Luzia Maria Pasolini, a cartilha traz amostra do vasto saber indígena com dicas de como utilizar ervas, folhas e raízes, contribuindo para o cuidado da saúde menos dependente de medicamentos. “O conteúdo da publicação é produto de um trabalho coletivo das pessoas mais idosas das aldeias Tupinikim e nosso papel foi o de colaborar. Tem muita importância ensinar para as novas gerações a sabedoria dos indígenas tupinikim mais idosos”.
“Essa cartilha visa valorizar a cultura Tupinikim e ao mesmo tempo ensinar aos mais jovens toda a riqueza desta cultura”, disse o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, que explicou a importância de colaborar com a construção do material. “Este trabalho é muito importante para que todos conheçam a cultura das aldeias Tupinikim, através de um registro do resgate e fortalecimento cultural, melhorando a circulação dos conhecimentos entre as pessoas da aldeia, inclusive os mais idosos. Esta cartilha é importante para mostrar que ainda temos essa cultura, que não perdemos”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde