Prefeitura de Aracruz estuda possibilidade de auxiliar cafeicultores durante período de colheita

Publicado em: 16 de março de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura de Aracruz estuda possibilidade de auxiliar cafeicultores durante período de colheita

Com o período de safra se aproximando, produtores de café do município de Aracruz possuem uma série de preocupações. Uma delas está relacionada ao transporte do produto que, de acordo com o vice-presidente da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores da Região de Aracruz (Cafeicruz), Ronival Marim, às vezes se torna motivo de prejuízo, principalmente para pequenos e médios agricultores que, na maioria dos casos, não possuem veículo próprio.

Tendo em vista a dificuldade no transporte do café, aconteceu na tarde da última quarta-feira (15) uma reunião entre representantes da Cafeicruz, Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) e o prefeito de Aracruz, Jones Cavagliere para discutir a possibilidade de a Prefeitura disponibilizar aos produtores do município um caminhão para ser utilizado durante o período de colheita que terá início em abril.

“Caso o convênio seja firmado, a expectativa é que cerca de 80 produtores de café das zonas rurais de Aracruz sejam beneficiados com o caminhão. Essa parceria vai facilitar o transporte para aqueles que não possuem um veículo adequado para fazer o deslocamento do café até a cooperativa, em Guaraná”, comentou Ronival Marim.

Para o Gerente de Desenvolvimento Agrícola da SEMAG, Francisco Selvatici, o auxílio será importante, pois dará mais autonomia ao produtor de café durante sua comercialização. “O agricultor quando estiver com o café pronto para ser armazenado, logo vai levar o produto para o armazém da cooperativa e não direto para o estoque do comprador. Dessa forma, além de ter mais facilidade no transporte, o produtor vai poder negociar o preço e também escolher o melhor mercado”, explicou.

De acordo com a SEMAG, o objetivo deste convênio será atender o maior número possível de pequenos e médios produtores da região de Aracruz e ajudá-los no transporte para que eventuais prejuízos sejam amenizados.

Compartilhe em suas redes sociais: